Agenda Cultural

Série "Fallout" atrai fãs de videogame no streaming

Por Júlio Sonsol
07/06/2024 15:37 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Série tem direção de Jonathan Nolan Série tem direção de Jonathan Nolan - Foto: Divulgação/Prime Vídeo

Séries de plataformas baseadas em videogames costumavam tem um público restrito aos entusiastas da diversão digital. Porém, "Fallout" furou essa bolha,  e conquistou a posição de séria mais assistida da plataforma onde está disponibilizada. Ela é baseada nos jogos da Bethesda e está na plataforma do Prime Vídeo.

Em oito episódios, "Fallout" imerge em um futuro distópico pós-apocalíptico, mergulhando nas profundezas sombrias do tema, mas sem deixar que a fantasia futurista torne os personagens em caricaturas. A série é dirigida por Jonathan Nolan, que foi roteirista do filme "Interestelar", dirigido por seu irmão, Christopher Nolan (vencedor do Oscar de melhor direção neste ano por "Oppenheimer").

A trama desvenda não apenas a guerra entre os ricos habitantes dos abrigos e pobres ficam na superfície, contudo, em um âmbito maior: o confronto entre a dualidade da própria humanidade, envolvendo os que procuram seguir um certo padrão ético e os que têm tendências mais obscuras.

A história se inicia a cerca de 200 anos após a guerra nuclear de 2077, que teria dizimado os Estados Unidos, levando os norteamericanos a forçar os sobreviventes a viver em abrigos subterrâneos, chamados Vaults. A série é uma das adaptações mais fieis, em questão de cor, figurino e cenário, e divertidas de um jogo de videogame até hoje. Ela se destaca por não tentar recontar a história de um dos jogos da franquia, mas sim por explorar um universo criado nos anos 1990.

Sobre a trama

A série apresenta três personagens principais: Lucy MacLean, Maximus e Cooper Howard. A força da série consiste na capacidade de mergulhar fundo nas histórias de seus personagens, interpretados, respectivamente, por Ella Purnell, Kyle MacLachlan e Moises Arias.

Cada um deles oferece uma perspectiva diferente do mundo pós-nuclear, permitindo que os fãs da franquia reconheçam elementos familiares e descubram novos detalhes.

A primeira temporada apresenta as contradições sociais, evidenciando a luta entre as classes. Os Vaults representam a burguesia, aqueles que são “soberanos do capital”: detentores dos meios de produção e do controle sobre os destinos da humanidade pós-apocalíptica. Assim, os oprimidos personificam os habitantes das terras desoladas, excluindo o povo. A série passa a impressão de que as lutas de classe são inerentes ao sistema capitalista e prevê que essas lutas culminarão na revolução.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também