Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Semana da Artesã inicia atividades

Por Júlio Sonsol
21/03/2023 13:46

Compartilhe esta notícia:

Primeira-dama da Alece, Cristinane Leitão, na abertura da atividade Primeira-dama da Alece, Cristinane Leitão, na abertura da atividade - Paulo Rocha

O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) abriu, nesta terça-feira (21/03), a Semana da Artesã. O evento congrega, em uma feira, servidoras e representantes de municípios cearenses que trabalham e empreendem com artesanato. No período da tarde, são realizados workshops educativos voltados para as participantes. A exposição segue até o próximo dia 24 de março, no hall do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) no Anexo III da Assembleia Legislativa do Ceará (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

A presidente do MMLC e primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará, Cristiane Leitão, lembra que março é o Mês da Mulher e que no dia 19 de março se comemora o Dia do Artesão. "Nós integramos o Mês da Mulher com as mulheres artesãs para que elas tenham a oportunidade de apresentar todos os seus trabalhos. Temos aqui servidoras da Casa que fazem artesanatos, representadas pela Assalce (Associação dos Servidores da Assembleia) e também representantes de municípios como Aquiraz, Horizonte e Beberibe trazendo os seus trabalhos. O artesanato cearense é algo realmente muito rico", defende. Também participaram do evento o presidente da Assalce, Luis Edson Sales, as deputadas estaduais Jô Farias (PT) e Gabriella Aguiar (PSD), bem como gestores(as) e servidores(as) da Casa.

Cristiane Leitão assinala ainda que é motivo de orgulho a iniciativa da Casa abrir as portas para receber as mulheres. "Elas são lutadoras e realmente trabalham por puro amor com artesanato", define. A primeira-dama explica que além da feira, estão sendo desenvolvidos workshops. "O MMLC teve esse olhar de trazer palestras falando sobre saúde mental, práticas sistêmicas, empoderamento da mulher, educação e saúde para a mulher. Será uma semana cheia de atividades para as mulheres artesãs", prevê.

Cristiane Leitão e Luis Edson Sales ao lado de integrantes da Assalce que fazem a Semana da Artesã - Paulo Rocha

Estímulo ao empreendedorismo

A secretária do MMLC, Viviane Vale, explica que a feira foi pensada em homenagem ao Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, por ser o dia de São José, que também foi artesão e ao mês da mulher. "Juntamos todos esses elementos e resolvemos fazer algo para promover o empreendedorismo, o artesanato cearense, ao mesmo tempo que trazemos para estas mulheres mais visibilidade e possibilidades", acentua.

A artesã e servidora da Alece, Verônica Barreto, expositora que trabalha com objetos decorativos, destaca que a Assalce participa e incentiva o empreendedorismo entre as suas associadas. "Estamos oferecendo produtos que ensinamos a confecção em nossas oficinas", assevera, em referência a itens como panos de prato e objetos temáticos feitos durante os últimos dois meses.

A presidente da Associação das Rendeiras de Aquiraz, Maria Cleide dos Santos Costa, que também está expondo os seus produtos artesanais, considerou a feira um evento muito relevante para mostrar o trabalho que realiza. "Assim, as pessoas poderão valorizar o que realizamos, um trabalho muito delicado e difícil de fazer. É uma grande satisfação estar aqui participando", pontua. 

A Semana da Artesã terá, diariamente, até 24 de março, das 8 horas às 14 horas, exposição e venda dos trabalhos de artesãs expositoras, que são servidoras da Alece. "É uma maneira de incentivar ainda mais o empreendedorismo destas mulheres que buscam mostrar sua arte e por meio dela aumentar sua renda familiar", diz Juliana Holanda, gestora de Projetos do MMLC.

Atividades lúdicas marcam a Semana da Artesã - Paulo Rocha

Workshops                                                   

A programação prossegue, nesta terça-feira, às 14 horas, na Unipace, no prédio do anexo II da Alece, com roda de conversa sobre “Empreendedorismo e gestão de comunicação e negociação”, com os facilitadores Rachel Rodrigues e Tales Bezerra, servidores da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece. 

Na quarta-feira (22/03), às 15 horas, Nara Guimarães, da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas do CRS, orienta um exercício sistêmico com a temática “A Arte de Cuidar: um olhar para nossa saúde mental”. Desta vez o evento ocorre na sala das práticas sistêmicas, no 3º andar do anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

O encerramento do workshop ocorre na quinta-feira (23/03), às 14 horas, com a roda de conversa com o tema “Inteligência emocional e a autoestima” ministrada por Viviane Vale, do MMLC, e acontece também na sala das práticas sistêmicas, no 3º andar do anexo III da Alece.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também