Roda de conversa com idosos alerta para a valorização da vida
Por Julyana Brasileiro18/09/2023 16:53 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, realizou nesta segunda-feira (18/09) a Roda de Conversa "Todos juntos pela Vida" Valorização da vida no Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), Prosa e Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS).
O evento, realizado em parceria com as células de Psicologia e Odontologia do DSAS, teve como público-alvo as pessoas atendidas pelo Sapi. A ação fez parte das atividades do Setembro Amarelo que procuram conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e a importância dos cuidados com a saúde mental.
Profissionais destacam importância da saúde mental
Andréa Lima, coordenadora do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa, ressaltou que o Sapi promove mensalmente atividades de socialização, estimulação de reabilitação para a prevenção e tratamento do declínio cognitivo em adultos e pessoas idosas.
A coordenadora afirmou que a equipe trabalha a interdisciplinaridade, ofertando atendimento em diversas áreas e a enfatizada nesta ação foi a saúde mental. "Não podemos deixar os idosos invisíveis, temos que estar atentos e em constante contato para identificarmos como está o sono, a alimentação e a socialização, porque tudo isso influencia no bem-estar e saúde mental'', afirmou.
Carolina Peixoto, da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, destacou que a atividade trouxe um cuidado para o público da terceira idade que necessita de atenção e informação. ''O conhecimento é maior ferramenta para promoção da saúde mental, pois esta é complexa e depende de vários fatores''.
Carolina salientou que uma boa rotina de sono, realização de atividade física e alimentação adequada são fatores fundamentais para proporcionar a sensação de bem-estar. Tudo isso, aliado com as informações em alusão ao Setembro Amarelo, tratando a questão da importância da saúde mental pode ajudar na qualidade de vida e evitar problemas.
A psicóloga Flávia Medina ressaltou que ao longo do mês, a célula tem dado ênfase à valorização da vida. ''Com os idosos, trabalhamos os aspectos positivos. Como eles podem realizar ações de autocuidado que promovam bem estar e saúde mental, esclarecimentos sobre os transtornos mentais e como eles podem procurar ajuda caso sejam acometidos pelo problema''
A dentista Cristiane Simões alertou que a depressão prejudica a saúde bucal porque as pessoas acometidas pela doença geralmente negligenciam os cuidados pessoais com a saúde. ''Quando estamos deprimidos não temos ânimo para pentear o cabelo e nem escovar os dentes e começamos a criar condições para as doenças bucais se instalarem", esclareceu.
Cristiane falou da necessidade de se ter uma atenção especial com o público da terceira idade, pois o consumo de medicamentos pode afetar de forma significante a saúde dos dentes devido a redução de produção de saliva. "Em longo prazo isso pode ser um fator para o aparecimento de comorbidades como doenças gengivais. ''
Participantes recebem cartilha
Durante a roda de conversa, os idosos receberam exemplares da cartilha Despertar. O material, criado pela equipe de psicologia da Alece e publicado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), traz informações sobre a saúde mental, identificação de sentimentos e emoções, e orienta em relação às formas de pedir ajuda.
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Alece realiza vistorias dos espaços de alimentação para promover saúde e bem-estar
A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece retomou em abril as visitas mensais em espaços de alimen...
Autor: Paulo Veras