Reunião do Coge monitora realizações e planejamento do Alece 2030
Por Júlio Sonsol06/11/2023 13:31 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta segunda-feira (06/11), sua 31ª reunião ordinária, a penúltima no ano, no Salão Nobre da Presidência da Alece. Conforme a controladora do Poder Legislativo, Sílvia Correia, secretária executiva do colegiado, as reuniões são pautadas pelo programa Alece 2030, que é monitorado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Casa.
Sílvia Correia acentua que o Comitê foi criado há três anos, com duas funções básicas: implantar o modelo de governança e criar condições para a execução e o monitoramento do planejamento estratégico do programa Alece 2030. "Esta reunião caminha para o fechamento do ano. Pela metodologia orientada pela Fundação Dom Cabral (FDC), a próxima reunião será de avaliação estratégica, pautada por indicadores de resultados", adianta.
A coordenadora observa que em relação à governança, há destaques e avanços a serem indicados. "Fomos apontados como uma das quatro melhores Assembleias Legislativas em maior transparência do País. Há também avanços na governança no que diz respeito à participação da sociedade nas decisões e deliberações da Alece. O Comitê de Responsabilidade Social, capitaneado pela primeira-dama Cristiane Leitão, conseguiu avanços, principalmente nas ações de promoção à cidadania e de apoio a sociedade", aponta.
Balanço dos resultados
Heline Joyce, titular da Codins, apresentou resultados dos projetos estratégicos. "Focamos no status de cada projeto. Alguns estão em andamento, outros estão ainda por iniciar e nas últimas reuniões do Coge a gente vem trazendo os resultados para que os órgãos responsáveis se manifestem quanto a prazos, e o que deve ficar para o próximo ano", estima.
Encontro teve avaliação dos projetos estratégicos da Alece - Foto: Edson Júnior Pio
Segundo ela, há projetos de médio e longo prazo e no geral o andamento está sendo satisfatório. A cordenadora salienta que atualmente na Alece há sete projetos estratégicos concluídos, dez projetos em andamento, dois a iniciar, estando seis sobrestados desde o início do ano. Os projetos sobrestados estão nesta condição, de acordo com ela, porque não houve disponibilidade orçamentária para a execução. "Esta discussão que a gente traz para o Coge é para que seja revisto o planejamento para os anos subsequentes", justifica.
Pecgov
A diretora acadêmica da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Lídia Lourinho, destacou, durante a sua intervenção da reunião, que vem sendo desenvolvido o Programa de Educação Continuada em Governança (Pecgov) pela Unipace, em parceria com o Coge. "Nós planejamos capacitações para atender as demandas específicas do Comitê, que é diferente das demandas, tudo na perspectiva da governança, na missão de trabalhar com o parlamento aberto, com foco na democracia.
Segundo Lídia Loureiro, há cursos, dentro do Pecgov, já realizados e a programação de novos em 2024. "É uma proposta de a gente revisitar estes cursos e escolher os que são realmente importantes, para que no próximo ano haja um planejamento para que aconteçam tanto no primeiro quanto no segundo semestre, e outros que haja a necessidade de ser colocado para o próximo ano", assevera.
Novo e-mail
O titular da Coordenadoria de Planejamento e Informática (Coti), Vicente Soares, trouxe para a reunião a migração da ferramenta tecnológica que envolve o e-mail. "Vamos sair da plataforma Zimbra, utilizada pela Alece, e migrar para Microsoft", explanou na ocasião. Segundo ele, apesar de ser gratuita, a Zimbra tem recursos reduzidos com relação a spam e malwares. Conforme explicou, foram adquiridas licenças do Microsoft Office, que, além do e-mail, tem outras funcionalidades como o Word, Excel e Powerpoint, para os servidores da Casa.
Saiba mais
Entre as principais competências do Coge, estão a implantação de medidas para assegurar a transparência e o acesso à informação, bem como o supervisionamento do mapeamento e da avaliação dos riscos-chave que podem comprometer a prestação de serviços de interesse público.
Também participaram da reunião Marcus Cruz (Diretoria Geral), Luiz Costa (Diretoria Administrativa e Financeira), Édipo Pessoa (Controladoria), Railuci Marinho e Ana Beatriz Barroso (Diretoria Legislativa) Isabel Chaves (Ouvidoria Parlamentar), Halley Gomes (Coordenadoria de Comunicação Legislativa), Leila Pires (Diretoria Administrativa e Financeira), Artur Câncio e Cecília Nogueira (Coti), Jamila Sangalli e Lucas Camerino (Mesa Diretora), Afonso de Carvalho (Codins), Márcio Medeiros (Coordenadoria de Comunicação Social) e Luana Brasileiro (Comitê de Responsabilidade Social).
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032