Reunião do Coge destaca novo canal da Ouvidoria Parlamentar
Por Ana Vitória Marques14/07/2025 15:07 | Atualizado há 9 horas
Compartilhe esta notícia:

Nesta segunda-feira (14/07), o Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Alece realizou a 47ª reunião ordinária. No encontro, além do monitoramento de projetos e ações estratégicas até junho de 2025, foi apresentada a plataforma Canal Alece, novo sistema de protocolo e tratamento de demandas da Ouvidoria Parlamentar.
A coordenadora da Ouvidoria Parlamentar, Isabel Chaves, destacou a importância do sistema para o Poder Legislativo estadual, reforçando o propósito da Alece de se tornar referência em parlamento aberto.
“A ouvidoria é o principal canal de acesso do cidadão ao Parlamento cearense. Então, através do Canal Alece, do sistema da ouvidoria, o cidadão vai poder registrar e acompanhar as suas demandas. Esse sistema foi elaborado priorizando a transparência, o acesso do cidadão à Alece e a eficiência do trabalho da Ouvidoria Parlamentar”.
Isabel ressaltou ainda que o sistema foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti). Na reunião, Alcides Alcoforado, servidor da Coti que desenvolveu a plataforma, apresentou o sistema para os presentes.
Em consonância com a gestora da Ouvidoria Parlamentar, Heline Joyce, titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), comentou também dos benefícios da nova plataforma.
“A Casa não tinha um sistema desses e a Ouvidoria ficava sempre utilizando os sistemas do Governo Federal. Agora foi elaborado internamente pela própria equipe de TI da Alece. Isso vai trazer muitos benefícios para a Assembleia Legislativa, vai ser um canal importante de participação da sociedade. O sistema é muito intuitivo, a própria Ouvidoria tem uma certa autonomia e independência na manutenção”.
Projetos integrados
Ela também citou outros projetos acompanhados na reunião. “A gente destaca o projeto de modernização de infraestrutura de TI, que está no processo de aquisição de soluções em nuvem e no processo de implantação do sistema de segurança e acesso, que vai trazer mais segurança para as dependências da Casa, com a implantação dessa solução integrada de sensorização para rastreamento em tempo real de pessoas e veículos”.
Com o objetivo de melhorar o processo de gestão orçamentária e financeira da Alece, a Coti e o Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade estão elaborando uma ferramenta de modernização.
Também em andamento pela Coti, a partir de demanda da Diretoria Legislativa, está o e-Alece, uma ferramenta que visa ampliar a participação da sociedade na elaboração de projetos de indicação e de lei. Por essa ferramenta, a sociedade poderá realizar consultas, sugerir temas aos parlamentares e acompanhar suas sugestões.
Na reunião, foi apresentado ainda o desenvolvimento do Parlamento Jovem, um projeto da Diretoria Legislativa em parceria com a Unipace. A iniciativa busca levar conhecimento sobre o Parlamento aos jovens do Ceará. Serão realizados seminários regionais e oficinas em escolas de diferentes regiões do estado. Ao fim, serão escolhidos jovens que simularão uma sessão plenária na Alece como se fossem parlamentares.
Thiago Frota, chefe de gabinete da Presidência, ressaltou a intensidade das atividades realizadas no primeiro semestre de 2025 e a contribuição do corpo de gestores.
As reuniões do Coge são mensais e contam com a participação de representantes de diversos setores da Alece.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.
Veja também

Projetos e ações da Alece são debatidos em reunião do Comitê de Gestão Estratégica
O trabalho integrado dos diversos setores da Alece é essencial para que o Poder Legislativo avance cada vez mais em áreas estratégicas. Uma das formas...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna