Reunião do Coge apresenta monitoramento de projetos estratégicos da Alece
Por Júlio Sonsol05/08/2024 14:13 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Gestão Estratégica (Coge), realizou, nesta segunda-feira (05/08), no Salão Nobre da Presidência da Alece, sua 39ª reunião ordinária. Os encontros acontecem mensalmente, no início de cada mês. Na pauta, o monitoramento de projetos e ações estratégicas, executado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins).
O assessor de Controle Interno da Alece, Édipo Oliveira, que presidiu interinamente a reunião do Coge, explicou que o monitoramento apresentado nas reuniões tem por objetivo acompanhar os projetos que contribuem para melhoria da governança da Casa.
"A gente sabe que a governança da Alece tem avançado muito, tanto a questão do controle interno, quanto a questão de transparência, proporcionada pelo o trabalho que está sendo feito. As reuniões do Coge são importantes para alinhar todos os gestores da Casa em relação aos avanços dos projeto estratégicos do programa Alece 2030, que é o planejamento estratégico organizacional do Poder Legislativo", afirmou.
Coge reúne setores variados da Assembleia Legislativa - Foto: Bia Medeiros
Segundo afirmou o assessor, o Comitê acompanha as metas e os indicadores de desempenho que vêm sendo monitorados junto a todos os gestores. "Entre os impactos já causados na administração da Assembleia Legislativa, a gente pode destacar principalmente o Selo Ouro de Transparência da Gestão que foi concedido pela Associação dos Tribunais de Contas do país, no ano passado, durante o 2º Ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública", salientou.
Acompanhamento
A coordenadora da Codins, Heline Joyce Monteiro, explicou que durante todo o mês é feito o acompanhamento das áreas estratégicas da Casa. "Hoje a gente está informando os principais pontos e dando destaque a alguns projetos que estão sendo realizados", pontuou. Entre estes ela apontou o "Selo Alece ESG na Gestão Pública" que tem 40 municípios inscritos.
"No último dia 29 de julho, iniciou-se a etapa onde os municípios fazem a sua autoavaliação, respondendo ao questionário com 33 indicadores. Até final de setembro, a Comissão de Avaliação vai analisar o que eles responderam, para que em dezembro tenhamos a entrega do Selo Alece ESG na Gestão Pública", previu.
Outro ponto destacado por Heline Joyce foi o projeto de adequação da Assembleia Legislativa à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em sua terceira fase. "A Controladoria coordena este projeto e a política de privacidade e proteção de dados já foi concluída. Posteriormente, o resultado vai ser divulgado. Também merece destaque o Projeto de Governança de TI, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), que aplicou um questionário junto a todos os servidores da Casa para que a partir dessas respostas seja elaborado um diagnóstico desenvolver o plano de desenvolvimento de tecnologia da Casa", acentuou.
Participaram da reunião representantes da Diretoria Administrativa e Financeira, Diretoria-Geral, Controladoria, Diretoria Legislativa, Procuradoria-Geral, Unipace, Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Ouvidoria Parlamentar, Secretaria Executiva da Mesa Diretora, Coordenadoria de Comunicação Legislativa e Codins.
Saiba mais
O Comitê de Gestão Estratégica da Alece foi criado com a finalidade de implantar o modelo de governança da Casa, visando sistematizar as práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão.
Coge promove reuniões mensalmente - Foto: Bia Medeiros
Entre suas principais competências estão a implantação de medidas para assegurar a transparência e o acesso à informação, supervisão do mapeamento e da avaliação dos riscos-chave que podem comprometer a prestação de serviços de interesse público.
O Coge realiza reuniões ordinárias mensais, convocadas pela Secretaria Executiva do Comitê. Pode haver reuniões extraordinárias, a qualquer tempo, por convocação de seus membros com antecedência mínima de três dias, ou até de imediato, se a coordenação considerar a matéria urgente e inadiável.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032