Reunião do Coge aborda inovações de órgão da Casa e acompanhamento de consumo
Por Julio Sonsol08/09/2025 13:02 | Atualizado há 2 dias
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O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Alece realizou, nesta segunda-feira (08/09), a 49ª reunião ordinária do colegiado, com a participação de representantes dos setores administrativos da Casa. Durante o encontro, presidido pelo secretário-executivo do Coge, Paulo Rolim, controlador da Alece, foram destacados o monitoramento do consumo dos setores e as inovações do Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos da Casa.
Acompanhamento do consumo na Casa
Durante a reunião, foi apresentado um relatório de consumo de recursos da Casa e a proposta de execução de um fluxo para acompanhamento desses consumos pelos gestores. A iniciativa é conduzida pelo Comitê de Responsabilidade Social, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental.
De acordo com a articuladora do comitê, Amanda Melo, a iniciativa busca otimizar os recursos disponíveis, reduzindo as perdas, permitindo direcionar as estratégias e realizar análises do uso de recursos da Casa, envolvendo água, energia, papel, impressões associadas e até copos descartáveis.
A ideia é que, em tempo real, a alta gestão da Alece consiga ter acesso imediato a todos os dados, podendo fazer um acompanhamento pormenorizado do consumo da Casa como um todo, conforme explicou Amanda Melo.
Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos
A mudança do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece, que passou a se chamar, no último mês, Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos, alteração prevista na Resolução da Mesa Diretora nº 777, de 19 de agosto de 2025, também foi tema da reunião.
A coordenadora do órgão, Jussara Queiroz, explicou que a modificação se deu em razão da ampliação dos serviços, que passaram a incluir mediação, conciliação, consultoria jurídica e ações sociais. "O nome prevenção inserido no nome do setor tira o estigma de que os nossos serviços são apenas para conflitos já instalados quando, na verdade, a gente também trabalha a questão preventiva e integrativa da convivência em qualquer ambiente", salientou.
Também foi apresentado o programa "Fala Comigo - Vozes em Conexão", que tem como propósito fortalecer um clima organizacional ético, saudável e sustentável. Através desta iniciativa serão realizadas palestras, workshops e rodas de conversa com temáticas correlatas à comunicação não violenta, comunicação assertiva, comportamento de cidadania organizacional, entre outros temas.
Progressão dos servidores
A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Heline Joyce, observou que também foi apresentado o resultado da avaliação de desempenho dos servidores, que indicou a ascensão de 748 servidores, através de promoção funcional, progressão e progressão por titulação. Os dados foram expostos pela diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira Lima.
Prêmio Unale
O chefe de gabinete da Presidência da Alece, Thiago Frota, apresentou o Prêmio Assembleia Cidadã, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A ideia é que sejam selecionadas as iniciativas inovadoras da Alece para participar do certame.
Ele salientou que diversas áreas da Casa possuem plenas condições de participarem do concurso, que é dividido em quatro categorias: Gestão Administrativa, Atendimento ao Cidadão, Projetos Especiais e Reportagens Legislativas.
Participantes da reunião
Participaram da reunião do Coge representantes Diretoria Legislativa, Controladoria, Comunicação Legislativa, Diretoria Administrativa e Financeira, Escola Superior do Parlamento Cearense, Chefia de Gabinete da Presidência, Copad, Departamento de Gestão de Pessoas, Ouvidoria Parlamentar, Coordenadoria de Gestão Estratégica, Comitê de Responsabilidade Social e Coordenadoria de Tecnologia da Informação.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
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