Alece FM

Reportagem especial reflete sobre o fenômeno das fakes news em instituições públicas

Por ALECE
22/05/2018 18:04

Compartilhe esta notícia:

Na reportagem especial, jornalistas que atuam na AL-CE tratam da questão (Foto: Máximo Moura) Na reportagem especial, jornalistas que atuam na AL-CE tratam da questão (Foto: Máximo Moura)

Uma reportagem especial produzida pela rádio FM Assembleia (96.7 MHz) traz durante esta semana, até o próximo dia 25, uma reflexão sobre o fenômeno das fake news. Com o tema "Quando as mídias manipulam", o especial está sendo apresentado durante o programa Narcélio Limaverde, a partir das 7h30min. A série de reportagens é exibida todo mês com uma temática diferente, em cinco blocos, de 10 a 12 minutos de duração.

O tema de maio retrata, inicialmente, fatos históricos de fake news compartilhadas por veículos de comunicação em décadas passadas. A reportagem busca também alertar sobre a importância de não propagar notícias falsas, ao mostrar que divulgações dessa natureza podem ser consideradas crimes. Além da tensão entre o jornalismo e as fake news, o impacto desse tipo de notícia em instituições públicas de saúde e as estratégias que a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) desenvolve para combater o problema.

A diretora da Rádio FM Assembleia, Fátima Abreu, conta que a ideia é levar o ouvinte a conhecer a história. "A gente tenta ser o mais fiel possível ao tema que estamos desenvolvendo, na expectativa que sejamos fonte de informação. Para produzir uma reportagem especial é necessário haver muita pesquisa, informações de livros, de sites e testemunhos de pessoas, o que considero mais importante", afirma.

A jornalista e produtora do programa, Tarciana Campos, destaca que a série debate o tema sob a perspectiva do que as instituições estão fazendo para driblar as notícias falsas. "Instituições como a Fiocruz têm percebido que os vídeos com depoimentos dos profissionais são mais bem sucedidos para combater os boatos sobre questões de saúde, por exemplo", comenta.

Entre os entrevistados do programa, está o deputado Ely Aguiar (PSDC). O parlamentar apresentou um projeto de indicação que cria delegacias especializadas no combate a crimes cibernéticos no Ceará. "O crime virtual aumentou muito. As pessoas procuram uma delegacia para fazer denúncias e não encontram. Apresentamos esse projeto para criar a primeira delegacia do estado no combate a este tipo de crime", afirma.

O coordenador de Comunicação Social da AL-CE, jornalista Ilo Santiago Júnior, que também participa do especial, alerta para os cuidados com notícias falsas dentro de instituições públicas. "A gente sabe que várias notícias compartilhadas nas redes sociais podem ser falsas. Por isso, é importante o trabalho da comunicação pública no sentido de alertar a população. No caso da Assembleia, os veículos de mídia da Casa podem trazer com mais clareza tudo o que acontece no Poder Legislativo cearense, tornando mais transparente e confiável a informação", destaca.

Participam ainda da reportagem especial, o radialista Narcélio Limaverde; o chefe do Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE, jornalista Salomão de Castro, além de especialistas da área jurídica, de segurança pública e de comunicação, entre outros.

Além da produção de Fátima Abreu e Tarciana Campos, fazem parte da equipe os editores Nabucodonosor Queiroz e Ronildo Lins, sob direção de Ronaldo César. Após a apresentação no programa Narcélio Limaverde, a produção fica disponível na íntegra no site da AL-CE.

Veja também