Realizada reunião do Sistema de Gestão da Qualidade para o escopo da CTLegis em 2024
Por Júlio Sonsol12/06/2024 11:22 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:
A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (11/06), no Complexo das Comissões Técnicas, a primeira Reunião de Análise Crítica (RAC) de 2024 do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) afeto ao escopo dos serviços da Célula de Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis). Esta área, vinculada à Diretoria Legislativa, é certificada pela Norma ABNT NBR ISO 9001:2015 desde 2011.
A titular da Codins, Heline Joyce, explica que para manter a certificação, a CTLegis precisa atender os requisitos da norma ISO 9001:2015. Entre estes, é determinado que a Alta Direção deve analisar criticamente o Sistema de Gestão da Qualidade da organização, "a intervalos planejados, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da organização", conforme Heline Joyce.
O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, considera que durante a reunião de análise crítica, a Alta Direção analisa criticamente o SGQ, para assegurar sua contínua adequação e alinhamento com o direcionamento estratégico da organização, modelo de governança, do planejamento estratégico da Alece 2030, da própria política da qualidade. "Na verdade, a gente lança luz e percebe eventuais ações, mudança pertinente ao SGQ. A gente analisa o serviço realizado, avalia a pesquisa de satisfação, que foi excelente, com índice de 96,63%. Enfim, a gente verifica as oportunidades de melhoria, o desempenho e a eficácia de todo o sistema", destaca.
RAC foi realizada no Complexo das Comissões Técnicas da Alece - Foto: Divulgação/Codins
Segundo o diretor, nessa reunião estiveram presentes todos os envolvido com o SGQ, inclusive Codins Controladoria da Alece. "Com muito orgulho, podemos dizer que somos a única Assembleia Legislativa do País com a certificação ISO 9001/2015 em uma atividade finalística de um parlamento estadual", assevera.
Avaliação da eficiência do Sistema de Gestão da Qualidade
A orientadora da CTLegis, Erliene Vale, entende que a RAC é uma oportunidade em que todos os envolvidos no sistema de gestão da qualidade verificam a eficiência do SGQ. "Essa verificação é feita aqui na Alece, semestralmente, e por meio dela, a gente traça planos de ação para corrigir possíveis erros e implantar melhorias nos processos certificados", acentua.
Erliene Vale salienta que nesta reunião, embora já tivessem identificadas algumas melhorias que foram registradas no plano de ação, ficou a sensação de que a CTLegis está no caminho certo, visto que a qualidade faz parte da prática diária da Consultoria - estando, portanto, consolidada. "Um dos grandes desafios de se manter a certificação da qualidade no serviço público é o engajamento das pessoas", afirma.
Embora a área certificada (CTLegis) seja vinculada à Diretoria Legislativa, a coordenação do Sistema de Gestão de Qualidade é feita pela Codins, órgão que conduz todas as atividades de realização de reuniões de análises críticas, acompanha auditorias internas e externas, monitora indicadores e ações para corrigir possíveis não conformidades.
A cada semestre, a Codins, juntamente com a Diretoria Legislativa e a CTLegis, realiza reunião para avaliar vários pontos do Sistema de Gestão da Qualidade. Desta forma, são realizados encaminhamentos de reuniões de análise crítica anteriores, mudanças em questões externas e internas que possam afetar o SGQ, satisfação dos clientes da CTLegis com relação aos serviços prestados, alcance dos objetivos da Qualidade, resultados de indicadores, ações para abordar riscos e oportunidades, dentre outros assuntos.
Saiba mais
Durante a reunião, à medida que os assuntos são pautados, os participantes sugerem melhorias para que os processos seja cada vez mais bem executados. As melhorias sugeridas foram: rever a forma de aplicação da pesquisa de satisfação junto aos clientes que solicitam os serviços da CTLegis, utilizar Onedrive do Office 365 para compartilhar arquivos relacionados às atividades e usar ferramenta tecnológica Free para fazer a correção ortográfica dos serviços da CTLegis.
Também participaram da reunião servidores integrantes a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) e Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), órgãos cujos processos apóiam a manutenção do SGQ com o fornecimento de infraestrutura tecnológica e capacitações, respectivamente.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/