UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Protocolo com medidas relativas à Covid-19 na Alece é pauta do Webinar

Por ALECE
23/08/2021 15:03

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Unipace

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio da Célula de Qualificação dos Servidores, realizará, nesta terça-feira (24/08), às 16 horas, Webinar para apresentação do "Protocolo de Biossegurança: Medidas de Prevenção e Controle da Covid-19 no retorno às atividades presenciais da Assembleia Legislativa".

O Webinar é transmitido todas as terças-feiras ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Para participar, o servidor interessado deve acessar o link https://bit.ly/3kbmBbU e realizar a sua inscrição.

A temática será apresentada pelo médico Joaquim Garcia Filho, membro da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e coordenador do Núcleo de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, setor responsável pela criação do protocolo.

O médico ressalta que o protocolo foi criado com o intuito de garantir a proteção de todos sendo apresentado em diversas oportunidades para os setores da Alece a fim de que os servidores sigam as recomendações e possam atuar  como multiplicadores na prevenção ao  vírus.

"São medidas importantes para que tenhamos um controle da pandemia e da infecção, visando evitar que os colaboradores da Casa se infectem, sendo contaminados com o vírus. Temos que manter cuidados como o uso das máscaras, álcool em gel, distanciamento social e respeito às sinalizações para conseguirmos controlar essa infecção", destaca o médico.

Sobre o protocolo

As principais recomendações nas dependências do Poder Legislativo são o uso de máscara cobrindo boca e nariz, uso de álcool em gel, manutenção de distanciamento e respeito à sinalização dos locais onde há permissão para se sentar.

O protocolo de biossegurança também determina a aferição de temperatura nas entradas dos anexos da Assembleia e limpeza periódica em locais utilizados com maior fluxo de pessoas, bem como comunicação visual, com cartazes espalhados por todos os setores, para enfatizar as recomendações sanitárias, dentre outras.

A coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores, Norma David, destaca que desde o início da pandemia da Covid-19, a Alece teve uma preocupação com a saúde dos servidores, deputados e visitantes tendo possibilitado o home office para aqueles que integram  o grupo  de risco e demais colaboradores. "Com a autorização do retorno presencial para os servidores que já tomaram a segunda dose da vacina, o protocolo é fundamental, trazendo informações facilmente acessíveis  para o entendimento de  todos, destacando as recomendações sanitárias e medidas para prevenção da Covid-19 e a implementação de boas práticas de biossegurança  na Alece", ressalta.

Ações de combate ao Coronavírus na Assembleia

A Alece levando em consideração o quadro de excepcional emergência na saúde pública, que exige medidas de natureza mais restritiva para conter a propagação e infecção humana pelo novo Coronavírus (Sars-CoV-2), estabelece por meio de portarias, procedimentos para fins de prevenção à infecção e propagação do novo Coronavírus, no âmbito da Casa.

Projetos de lei têm sido aprovados no Poder Legislativo para amenizar os impactos da pandemia da Covid-19 em todo o Estado. Como medida de resguardo da salubridade do ambiente de trabalho e de proteção da saúde, tanto de usuários quanto de todos os demais agentes envolvidos na prestação do serviço público, a Assembleia aprovou  na última quinta-feira (19/08), o projeto de lei 107/21 de autoria do Poder Executivo.

A proposta  determina a exigência de vacina contra a Covid-19 para servidores  estaduais e penalidades para o descumprimento, que variam desde um alerta ou suspensão até a demissão.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também