Prosa fortalece futuro financeiro dos servidores com atendimento individualizado
Por Narla Lopes19/05/2023 02:43 | Atualizado há 2 meses
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O Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Ceará organiza a terceira edição do curso "Um Novo Olhar Sobre o Amanhã". A iniciativa faz parte do Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa) e tem como objetivo principal auxiliar os servidores a alcançar melhor qualidade de vida, mesmo após a aposentadoria. A ideia é fornecer orientações com ênfase no bem-estar financeiro, equilíbrio emocional e em um planejamento de vida sólido e bem estruturado.
No dia 14 de abril, o DGP encerrou as aulas da segunda turma do curso “Um Novo Olhar Sobre o Amanhã”. Mais de 40 servidores participaram da semana de orientações e preparações para a aposentadoria. A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) atua como parceira, sendo responsável pela contratação de professores e emissão de certificados.
De acordo com Elenice Ferreira Lima, diretora do DGP, o Prosa foi criado em 2009 com o objetivo inicial de preparar os servidores para a aposentadoria. Ao longo do tempo, porém, o programa evoluiu e sua abrangência expandiu-se de maneira significativa. O atendimento oferecido tornou-se mais humanizado, visando proporcionar uma aposentadoria mais abrangente, levando em consideração todos os aspectos da vida dos servidores.
"Muitas vezes as pessoas não pensam no amanhã porque cada um acha que se parou de trabalhar, a vida também para. No entanto, é importante planejar um futuro com qualidade, considerando a saúde física, psicológica e financeira. Porque quando algo está mal em uma dessas áreas, todo o resto é afetado", ressalta Elenice.
O curso está programado para ser ministrado em agosto. A data exata será divulgada em breve, bem como o período de inscrição. A duração será de uma semana, com as aulas acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas. No decorrer do projeto, serão abordados diversos temas relacionados à saúde, bem-estar e vida funcional dos servidores. Além disso, serão discutidos assuntos relevantes como ascensão funcional, direitos dos aposentados e previdência.
Agendamento
Além do próprio curso, o programa oferece atendimento individualizado aos servidores, mediante agendamento. Esse serviço, que já está disponível, é realizado por uma equipe de especialistas composta por duas psicólogas, um analista financeiro e um coach responsável pelo desenvolvimento e planejamento pessoal dos participantes.
“É um tripé, composto pela psicóloga, especialista financeiro e um profissional que irá auxiliar na criação de um projeto de vida em conjunto. Esse projeto visa estabelecer metas de futuro. Por exemplo, o que eu quero fazer daqui a dois anos? Uma viagem, aprimorar o cuidado com a casa, dedicação à pintura, cultivo de plantas, entre outras coisas", detalha Elenice. O atendimento prestado é sigiloso e tem o objetivo de oferecer orientação a todos os servidores que buscarem suporte.
As psicólogas desempenham um papel crucial nesse processo. Elas realizam uma avaliação da vida e das necessidades de cada servidor, encaminhando-os, se necessário, para atendimentos regulares no Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa.
Conheça o Programa
O Prosa é um programa que existe desde 2009 e tem como objetivo humanizar o tratamento do servidor quando ele se aproxima da aposentadoria, além de cuidar da sua vida funcional. Com parcerias estabelecidas com o DSAS, o programa oferece suporte em diversas áreas, como saúde mental, atendimento odontológico e agora conta também com um Núcleo de Atenção à Pessoa com Fibromialgia (NAPFI). O programa busca proporcionar o apoio necessário aos servidores, garantindo que eles saibam que têm o respaldo da Alece, mesmo após a aposentadoria.
Depoimentos
“Em 2010 o Prosa lançou um programa para pré-aposentados. Durante o projeto, fomos desafiados a desenhar intuitivamente o que representava o nosso sonho. Desenhei uma casa na praia, rodeada por plantas ornamentais, com uma horta e um belo jardim. A partir dessa ideia, foi lançada uma consultoria individual com a professora Leonice Holanda. Traçamos um plano financeiro e econômico, estabelecendo o tempo necessário para concretizá-lo. E para minha surpresa, em 2012, meu sonho se tornou realidade. Essa experiência mostrou o poder do Programa e como ele pode transformar vidas", afirma Sandra Pedrosa servidora do Poder Legislativo.
“Conheci o Prosa em 2009. As pessoas olhavam para mim e diziam: você é tão nova para estar fazendo a preparação para aposentadoria. Mas eu sempre gostei de aprender. Foi nesse período que surgiu um leque de oportunidades para mim, para eu preparar o meu plano de vida. Fizemos workshops, aprendemos sobre o empreendedorismo, como cuidar das finanças, o lado emocional. Fiz meu plano de vida e graças ao Prosa criei metas nas minhas áreas que venho cumprindo até hoje. O projeto foi uma virada de chave na minha vida. Não espera fazer seu plano de vida somente quando se aposentar. Aproveite essa oportunidade. Agora, mais importante do que aprender é colocar em prática. E isso ninguém pode fazer por você”, opina Geene Diógenes, servidora do DGP e master coach organizacional do Prosa.
Serviço
Para entrar em contato com o Prosa o servidor ou servidora interessado pode utilizar os telefones/WhatsApp (85)98195.1149 e (85)98181.6728, bem como (85)3277.2685 (telefone fixo). O Programa funciona de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 13 horas, no quarto andar do prédio anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes) da Alece, na sala vizinha da biblioteca. O atendimento via telefones e Whatsapp está disponível no mesmo horário de atendimento presencial (8 horas às 13 horas).
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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Telefone: 85.3257.3032