Assalce

Projeto Política Cor de Rosa reúne deputadas, primeira-dama da Alece e servidoras

Por Julio Sonsol
13/03/2025 15:24 | Atualizado há 6 dias

Compartilhe esta notícia:

Servidoras foram homenageadas pela Assalce durante o evento Servidoras foram homenageadas pela Assalce durante o evento - Foto: Bia Medeiros

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) realizou, nesta quinta-feira (13/03), a 16ª edição do projeto Política Cor de Rosa, que contou com a participação das deputadas estaduais Larissa Gaspar e Dra. Silvana, a primeira-dama da Casa, Tainah Marinho, o presidente da entidade, Luis Edson Sales, a coordenadora do evento Virgínia Bastos e teve mediação da jornalista Magnólia Paiva. 

O evento faz parte da programação da Alece em alusão ao Mês da Mulheres e homenageou 13 servidoras e a deputada Dra. Silvana. Na abertura da edição, houve ainda a apresentação do Coral da Assalce, composto, em sua maioria, por vozes femininas, que apresentaram músicas homenageando as mulheres.

Primeira-dama Tainah Marinho e as deputadas Dra. Silvana e Larissa Gaspar participaram do evento

Tainah Marinho destacou a oportunidade de estar reunida com as servidoras do Legislativo estadual ao participar da conversa sobre o incentivo ao protagonismo feminino. "São tantas mulheres maravilhosas participando desse momento que é idealizado pela Assalce através da Virgínia e do Luis Edson. Então, é uma satisfação dividir um espaço como esse voltado para as mulheres, para falar sobre mulheres", disse. 

Ela apontou ainda a importância de que as mulheres possam discutir políticas públicas, serem encorajadas cada vez mais a ocupar espaços de poder e se posicionar efetivamente como uma mulher política. 

"A gente precisa de políticas públicas que falem sobre a importância da mulher, de sua participação, que incentivem e capacitem as mulheres a se posicionar, como também ocupar cada vez mais os espaços. É importante, ainda, combater a violência de gênero na política que, infelizmente, é um mal que nos prejudica, e muito, e nos constrange até hoje", asseverou a primeira-dama.

Roda de conversa teve como tema incentivo ao protagonismo feminino. Foto: Bia Medeiros

Reconhecimento e impulsionamento

A deputada Larissa Gaspar, 2ª vice-presidente da Alece, a primeira mulher a ocupar o cargo, disse que a roda de conversa é um momento muito significativo pelo reconhecimento e por impulsionar as mulheres a seguirem firmes na luta pelo fim da violência contra a mulher. 

"Precisamos trabalhar pelo fim dos obstáculos que há na nossa participação política, e reconhecer a dedicação das servidoras aqui da Alece para fazer com que essa estrutura funcione de forma plena", comentou. 

Para a parlamentar, o momento é também reflexão e de homenagens àquelas mulheres que se dedicam à construção de um mundo melhor. “A violência contra o sexo feminino é um fenômeno que sempre aconteceu ao longo da nossa história, mas em 2021 a gente teve a legislação que tipificou o crime de violência política de gênero. E, de lá pra cá, nós mulheres temos atuado para dar visibilidade a essa lei e fazer com que as mulheres que são mandatárias ou que são candidatas saibam que podem se proteger da violência com essa legislação”, explicou.

Mobilização e participação

A deputada Dra. Silvana disse que a iniciativa da Assalce, que lhe homenageou, transformou a data em um "dia histórico". A homenagem foi um reconhecimento pela ação da deputada na criação do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia (NAPFI), que integra o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece. 

"É a primeira assembleia legislativa a disponibilizar esse atendimento. A nossa Casa está largando na frente",disse. Segundo ela, a fibromialgia e suas dores muitas vezes não têm a devida atenção.

 

Deputada foi uma das homenageadas pela mobilização com foco na fibromialgia. Foto: Bia Medeiros

A parlamentar, ao comentar a participação da mulher na vida pública opinou que as mulheres se integram menos na política porque elas têm menos tempo. "As mulheres são mais sobrecarregadas pelo dia a dia de sua vida secular. Contudo, faz falta a presença feminina no parlamento. É preciso que a gente acorde pra isso", disse, lembrando que apenas oito mulheres têm assento na Alece das 46 vagas disponíveis.                 

Presença feminina

Luis Edson Sales, presidente da Assalce, disse que a Política Cor de Rosa é um projeto "belíssimo" e inovador desenvolvido pela associação. "A gente sabe que a força de trabalho hoje da Assembleia Legislativa é formada em 54% por mulheres”, indicou, destacando que o projeto promove o debate de temas voltados para a questão da mulher, a valorização e o protagonismo feminino. 

Ele esclareceu que a Assalce, nesta edição, homenageou mulheres de vários setores da Casa. "Ao mesmo tempo, estamos recebemos a nossa primeira dama Tainah Marinho, que abrilhantou este evento participando de uma roda de conversa que abordou temas importantes, relativos à presença feminina na política", completou.

Homenagens 

A servidora e jornalista Janaína Gouveia, da Alece TV, foi uma das homenageadas e disse que é "uma honra imensa" ter este reconhecimento em função da premiação em sua atividade jornalística. "A gente, na Alece TV, trabalha em equipe e eu estou aqui representando todas as que trabalham em jornalismo público. É uma honra muito grande a gente mostrar o nosso Estado e isso me deixa muito feliz e orgulhosa", compartilhou. 

Erica Praciano, coordenadora da Procuradoria Especial de Mulher, homenageada durante o evento, disse que o reconhecimento é fruto de muito trabalho à frente da Procuradoria. "Gostaria de agradecer todo o apoio que os colaboradores da Casa vem dando para realmente a execução dessa política em favor dos direitos de nós mulheres. Queria também reconhecer a atenção da deputada Lia Gomes, por ter me dado a oportunidade de estar à frente da Procuradoria", disse.  

A servidora Jaqueline Assunção, responsável pelo projeto Em Rodas de Biblioterapia, observou que se sentiu "muito grata" pela homenagem. "É uma forma positiva de destacar os servidores que constroem a Alece. Estamos sendo homenageadas assim graças a essa política cor de rosa" , complementou.

Servidoras de diversas áreas da Casa receberam homenagem pelo trabalho realizado

Também foram homenageadas as servidoras Albanisa Peixoto e Domitilha Rocha, que realizam política pública de excelência no tratamento de fibromialgia; a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira; a servidora do DGP, Kátia Gomes; representantes da equipe responsável pela reconstrução do Plenário 13 de Maio, Lise Novais e Simara Diógenes; a supervisora de Serviços Gerais, Iraídes de Sousa, as jornalistas Jocasta Pimentel e Magnólia Paiva e a servidora Lilian Rêgo, pelo apoio ao PCR e fomento do canto coral.

  • Confira como foi a 16ª edição do Política Cor de Rosa

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também