Célula de Qualificação dos Servidores

Projeto Governança Interativa mobiliza servidores durante Webinar

Por ALECE
30/11/2021 21:40

Compartilhe esta notícia:

Diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, durante Webinar Diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, durante Webinar - Foto: Célula de Qualificação dos Servidores/ Unipace

O Projeto Governança Interativa, de iniciativa da Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Ceará e que  visa fortalecer a cultura organizacional, promover transparência nas ações entre os setores da Casa e o fomento  de parcerias internas para o compartilhamento de  saberes,  avançou nesta terça-feira (30/11)  para uma nova etapa.

 A Fase II, intitulada ‘’ Diálogo Intersetorial’’ foi  pauta do  Webinar realizado nesta terça-feira (30/11), pela  Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio da Célula de Qualificação dos Servidores do Poder Legislativo.

Conforme destacou o diretor legislativo da Assembleia, Fabrício Machado, a  segunda fase  do projeto  visa promover maior interatividade entre as áreas da Alece, "estimulando o diálogo intersetorial com a disseminação de informações sobre as experiências exitosas’’. “Damos início à segunda fase trazendo a presença  de  quatro gestores da Alece  para  apresentarem  suas respectivas atribuições, objetivos, projetos que estão sendo desenvolvidos e os desafios  que encaram nas suas gestões para  que  os setores  possam   estreitar  os laços e compartilhar experiências’’, ressaltou.

Conforme observou, o Projeto "Governança Interativa'' também vai promover o fortalecimento da cultura de pertencimento ao grupo e o desenvolvimento de sentimentos que propiciem a colaboração mútua entre os servidores e favoreçam os melhores resultados para a Diretoria Legislativa, para a Alece e para a sociedade. Já a terceira fase do Projeto visa compartilhar saberes para promover a aproximação Parlamento e a sociedade, uma das prioridades do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT).

O Webinar contou a participação da  coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Heline Joyce, a coordenadora de Comunicação Legislativa, Laila Freitas, o presidente da Comissão de Licitação da Alece, João Vicente Leitão, e o diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha Miranda.

Modernização em pauta

Dando início a exposição dos setores coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Heline Joyce, destacou  que a  Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), instituída pela Resolução nº 713/2021, é um órgão de assessoramento que tem por finalidade promover o desenvolvimento organizacional e a modernização da gestão da Alece, bem como de contribuir para a concretização de sua missão institucional.

Conforme ressaltou, a Codins é constituída pela Célula de Gestão da Qualidade; Célula de Modernização Administrativa; e Célula de Monitoramento e Acompanhamento de Projetos e, entre os meses de março a novembro, deste ano, realizou várias entregas com destaque para a definição de 18 novos projetos a serem implantados até 2030; monitoramento mensal  de  27 projetos prioritários para o biênio 2021-2022; elaboração da proposta da Lei Orçamentária  da Alece para 2022 a implantação da Gestão de Qualidade,  com base da Norma NBR IS0 9001:2015 para certificação da Consultoria Técnica Legislativa.

Segundo Heline Joyce, os desafios e metas da Codins incluem ‘’ a elaboração da Metodologia de Monitoramento e Acompanhamento de Projetos do Alece 2030, Elaboração do PPA 2023-2026; elaboração do projeto Gestão por Competências, em parceria com o Departamento de Gestão de Pessoas, e elaboração do Projeto Gestão dos Processos’’.

Foco na Comunicação Legislativa

Laila Freitas, coordenadora de Comunicação Legislativa, ressaltou  que o setor é um órgão de assessoramento e tem a atribuição de assessorar a Presidência na área de comunicação relativa ao processo legislativo, em conformidade com as diretrizes previamente definidas pela Resolução nº 698/2019, tem como principais atribuições, receber, registrar, organizar e controlar a tramitação de ofícios, correspondências e demais documentos oficiais; elaborar as sinopses relativas à emissão de ofícios a serem encaminhados à Presidência, à Primeira Secretaria, à Diretoria Legislativa e ao deputado autor do requerimento.

Conforme  ressaltou, as atividades executadas pela Coordenadoria de Comunicação Legislativa buscam sempre otimizar  os processos  e contribuir da melhor  forma  para boa condução dos  trabalhos , impactando positivamente no tempo laboral, no meio ambiente e no aspecto social. “Ao organizar os requerimentos,  de forma que sejam encaminhados em conjunto ou não, a Coordenadoria consegue elaborar  e encaminhar  correspondências  dentro de um  tempo razoável, mesmo diante das dificuldades encontradas”, avaliou.

Acerca das metas da Coordenadoria de Comunicação Legislativa, Laila Freitas, citou o Diário Oficial da Alece , que deverá ser um sistema de fluxo de trabalho para a produção do Diário Oficial da Assembleia. “Através do Doalece, publicadores enviarão matérias elegíveis  para publicação no Diário, as quais serão revisadas  e consolidadas em uma edição gerada automaticamente  pelo sistema”, adiantou.

Atenção à legislação

João Vicente Leitão, advogado e presidente da Comissão de Licitação da Assembleia, ressaltou que o colegiado é vinculado à Diretoria Administrativa e Financeira e responsável pelo cumprimento do que preconiza a Lei Federal nº 8.666/1993 e suas alterações e demais dispositivos legais pertinentes relativos ao tema Licitações e Contratos Administrativos.

“Dentre as atribuições, cabe ao colegiado coordenar, executar e avaliar atividades dos procedimentos licitatórios, orientar os órgãos na instrução da fase interna dos procedimentos licitatórios, elaborar minutas de contratos e aditivos dentre os pontos’’, explanou. Sobre as metas, apontou: otimizar a execução do procedimento de aquisição de bens e serviços, promover a valorização da equipe de servidores e prover solução digital integrada para a excelência da gestão do processo licitatório. Sobre as entregas, João Vicente Leitão destacou que entre os meses de janeiro a outubro deste ano foram publicados 22 editais.

O diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, ressaltou que o instituto é  um órgão de pesquisa, educação e memória, e tem a atribuição de propor ações inovadoras à Assembleia Legislativa, além de articular diretrizes, conhecimento e inovação em prol do desenvolvimento do Ceará.

Um dos produtos de grande destaque pontuado por João Milton foi o Inesp Informa, um derivado do Boletim Inesp, que consiste em um painel direcionado aos parlamentares e assessores, via WhatsApp, com um recorte objetivo de diversos indicadores sociais e econômicos dos municípios cearenses, sempre com foco na realidade cearense.

Sobre o Inesp Ciência, ressaltou que o projeto tende a despertar o interesse da comunidade escolar pela formação científica, tendo como objetivo fortalecer o desempenho educacional do Ceará no cenário nacional e internacional. ‘’Também destacamos as Edições Inesp , com a transformação digital,  tivemos em 2021,  31 lançamentos  virtuais na gestão do presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT), e  1, 7 milhão de downloads’’, destacou.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também