Coordenadoria de Comunicação Social

Projeto "Diálogos na Comunicação" busca integrar equipes de veículos da Casa

Por ALECE
15/06/2022 12:10 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Projeto recebeu o procurador-geral da Assembleia, Rodrigo Martiniano, nesta terça-feira (14/06) Projeto recebeu o procurador-geral da Assembleia, Rodrigo Martiniano, nesta terça-feira (14/06) - Foto: Máximo Moura

Aprimorar as coberturas realizadas e potencializar o trabalho de forma interativa entre os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará são os principais objetivos do projeto "Diálogos na Comunicação". O projeto da Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Legislativo promoveu duas atividades, nos dias 10 e 14 deste mês, com a participação de gerentes setoriais e repórteres, tratando de temas variados.

A primeira edição, no dia 10 de junho, teve como pauta a Cobertura Multiplataforma, tendência da comunicação mundial. Na abertura do projeto, Jéssica Welma, editora de Política do Sistema Verdes Mares, ressaltou a atual necessidade dos profissionais de comunicação atuarem em diversas linguagens e plataformas. Segundo Jéssica, os profissionais de hoje precisam transitar com naturalidade pelas diversas mídias. "Hoje não consigo dissociar o jornalismo da lógica das multiplataformas", afirmou.

No encontro, profissionais da Casa falaram da troca de experiências como forma de melhorar o produto final que é entregue aos servidores e público em geral pela Comunicação da Alece.

O exemplo da Rádio FM Assembleia 96,7

Rafael Luis Azevedo, gerente geral da Rádio FM Assembleia, contou que tem desenvolvido programas mulitplataformas, como o Conexão Assembleia, produzido pela emissora e veiculado também pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo. "A fórmula é estimular as habilidades inatas dos colaboradores, fazendo com que cada um mostre seu talento e dando oportunidade para troca de expertises entre os profissionais", frisou Rafael.

Esta estratégia já rendeu frutos. Sílvio Augusto, repórter com quase 20 anos de experiência no rádio, ganhou dois prêmios de jornalismo no ano passado com a reportagem "A Vida depois dos 18 - Um lar para quem não foi adotado", a primeira que o profissional escreveu na vida. Sílvio contou sobre sua adaptação para aparecer também no vídeo, exigência dos programas multiplataformas e das redes sociais.

Comunicação Institucional e Eleições

O projeto prosseguiu nesta terça-feira (14/06), quando o procurador-geral da  Casa, Rodrigo Martiniano, explicou aos editores dos veículos de Comunicação Social da Alece sobre o que é permitido pela Lei Eleitoral na cobertura institucional durante as eleições.

Rodrigo Martiniano explicou que a publicidade institucional sofre vedações a partir do dia 2 de julho, data que marca o período de três meses que antecedem as eleições deste ano, marcadas para o dia 2 de outubro (eleições para presidente da Rep. Desta forma, o procurador-geral da Alece abordou as diferenças entre o que pode e o que não pode ser divulgado institucionalmente pela Casa a partir de 2 de julho.

Nas palestras, editores e repórteres podem interagir com perguntas e sugestões. Para o coordenador de Comunicação da Assembleia, jornalista Daniel Sampaio, a ideia é que estas conversas "nos indiquem as potencialidades de nossas equipes, bem como necessidades de cursos e outras formas de reciclagem para solucionar qualquer demanda".

PV/SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também