Projeto Bem-Me-Quero tem palestra sobre prevenção ao câncer de mama
Por ALECE21/10/2021 15:11
Compartilhe esta notícia:
O médico ginecologista Carlos Augusto Pereira, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembléia Legislativa do Ceará, realizou, nesta quinta-feira (21/10), uma exposição sobre cuidados e medidas preventivas ao câncer de mama para as mulheres que fazem parte do projeto Bem-Me-Quero. A realização da palestra foi uma parceria com o Comitê de Responsabilidade Social da Casa, por meio da Célula de Articulação e Fomento à Cidadania. A iniciativa foi coordenada pela master coach Viviane Vale, que integra o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). Também participou da reunião a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão.
O projeto busca desenvolver a autoestima e a inteligência emocional de mulheres egressas do sistema penal. O encontro foi realizado no Auditório do Anexo III da Assembleia (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) e contou também com a presença da gestora do Núcleo de Psicologia do DSAS, Conceição Guerra Martins, que apresentou e disponibilizou às participantes do Bem-Me-Quero o plantão psicológico do setor.
Durante a exposição, que integra as atividades da campanha Outubro Rosa do Poder Legislativo, o médico destacou que durante todo o mês está se fazendo um alerta sobre a prevenção do câncer de mama em toda sociedade. "Há o envolvimento de um todo – médicos, sociedade civil e empresas – para que se proporcione às mulheres, principalmente, informações precisas de como elas podem evitar, diagnosticar e tratar o câncer de mama", afirmou.
Orientações
De acordo com Carlos Augusto Pereira, o câncer de mama é um dos tipos mais presente em todo o mundo, só tendo incidência inferior ao câncer de pele. "As mulheres são atingidas de maneira bem alarmante. Assim, há a necessidade que se faça uma política de prevenção e de diagnóstico precoce", defendeu. Com essas medidas, são reduzidos os custos de tratamento, sendo permitida a elevação do número de pessoas atendidas pelo sistema de saúde, conforme explicou o médico.
Dentre as medidas indicadas pelo profissional de saúde, foram apontadas a prática de hábitos saudáveis, como prática de exercícios físicos, boa alimentação, redução do consumo de álcool e cigarro, evitar obesidade e uso de medicamentos hormonais não prescritos por médicos. Ele também indicou como práticas que devem ser adotadas o autoexame periódico e a realização de mamografia anualmente.
Saiba mais
O Projeto Bem-Me-Quero, desenvolvido pelo do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, tem encontros voltados para o resgate da autoestima e promoção da ressocialização de mulheres em cumprimento de pena. A iniciativa é resultado de convênio firmado entre a Assembleia Legislativa do Ceará e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Na reunião de hoje, Viviane Vale apresentou uma aula sobre comunicação, dentro da perspectiva da autoestima. "Uma das premissas deste projeto é também ajudar as participantes na forma de se comunicar. A gente tem todo um trabalho científico por trás disso. A comunicação nos dá empoderamento e pode mandar comandos para o cérebro e a gente usa todas as ferramentas do coach para ensinar a amar-se", afirmou.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Curso do Projeto Bem-Me-Quero trata de Inteligência Emocional e Autoestima
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), em parceria com a Escola Super...
Autor: Júlio Sonsol