Procon Alece

Procon Alece envolve servidores com dinâmica sobre Setembro Amarelo

Por Paulo Veras
08/09/2025 12:26 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

Alece promove diversas atividades com o público interno durante o Setembro Amarelo Alece promove diversas atividades com o público interno durante o Setembro Amarelo - Foto: Bia Medeiros

Os servidores do Procon Alece participaram, na manhã desta segunda-feira (08/09), de uma dinâmica do Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio. O momento, promovido pelo órgão, contou com a presença da primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, e a participação de toda a equipe.

Um espaço do órgão foi enfeitado com vários balões identificados com temas como dor, ansiedade, cobrança excessiva e medo. Casa pessoa escolhia um balão, estourava e encontrava uma mensagem de apoio relacionada ao tema.

A primeira-dama da Casa comentou que, diante de tantos casos de ansiedade e depressão, é fundamental que se fale sobre a saúde mental na perspectiva do tratamento, do acolhimento e da prevenção. “Quando a gente quebra o tabu sobre o suicídio, quando a gente incentiva as pessoas a procurarem ajuda e mostra a importância da saúde mental, nós podemos salvar vidas”, afirmou.

Tainah Marinho Aldigueri parabenizou a todos e solicitou que eles falem também aos cidadãos e cidadãs atendidos pelo órgão sobre como é fundamental cuidar da saúde mental. Ela foi convidada a iniciar a dinâmica estourando um dos balões nominados com questões alusivas à saúde mental.

Foto: Bia Medeiros

“Eu estourei o balão que tinha o tema medo de errar. Nesse balão veio a seguinte mensagem: os erros não definem quem você é, eles preparam você para um recomeço ainda mais forte”. A primeira-dama parabenizou a iniciativa do Procon Alece e disse que durante o mês de setembro acontecerão várias outras ações sobre o tema na Casa. Desde o começo do mês, o Plenário 13 de Maio está iluminado em alusão à campanha

A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, explicou que esse tipo de vivência reforça que a pessoa não está sozinha, que sempre haverá alguém para ajudar. “Na hora que você estoura esse balãozinho dentro tem uma frase, com a qual dá para você recomeçar, você rever a sua vida com amizade, com amor, com tudo de bom que você possa ter”, pontuou.

Servidores aplaudem

Rodrigo Colares, assessor do Procon Alece há 14 anos, disse que é importante falar das dores. “Todo mundo dentro desse universo carrega dentro de si alguma experiência que de alguma forma não faz muito bem. Isso precisa ser conversado”.

Foto: Bia Medeiros

Para o servidor, é necessário falar sobre a questão emocional e ter um olhar para nós mesmos como pessoas que precisam de ajuda. “Quando a gente pensa sobre essa temática do suicídio, que é um problema sério, a gente vê que precisa dialogar, falar sobre sentimentos, sobre emoções. É uma solução de se resolver afetivamente”, refletiu.

A advogada Lícia Brasil, servidora efetiva da Casa, está no Procon Alece há pouco mais de 3 anos. Ela falou que concorda com a amplitude que vem sendo dada ao tema nos últimos tempos porque muitas pessoas passam por situações de tristeza, desânimo, depressão e, na grande maioria das vezes, não são compreendidas.

Foto: Bia Medeiros

“Acho muito importante essas campanhas, essa visibilidade, para podermos compreender um pouco mais como é que o outro se sente, para a gente poder ajudar de alguma forma e fazer com que as pessoas sejam mais vistas e amparadas. Precisamos ter um olhar para o outro mais delicado com uma compreensão maior”.

Saiba mais

O Setembro Amarelo acontece nacionalmente desde 2015 com a ideia de estimular as pessoas a buscar e oferecer ajuda para prevenir o suicídio. Desde a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre o tema é fundamental para diminuir os índices, ampliando ainda a atenção para a promoção da saúde mental.

O mês de setembro foi o escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br    
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br 

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem


 

Veja também