Presidente do MMLC avalia realizações da atual gestão
Por ALECE22/12/2020 11:31 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, ex-deputada estadual Meire Costa Lima, faz um balanço das atividades desenvolvidas pela atual gestão da entidade. Apesar da pandemia da Covid-19, que tornou proibitivas ações que aglomerassem pessoas, ela considera o saldo bastante positivo. "Somos as desenvolvedoras das atividades de ação social da Assembleia Legislativa", lembra. O MMLC é formado por deputadas estaduais, esposas de deputados e ex-deputadas.
A atual diretoria foi eleita para o biênio 2019/2020, quando a presidente Meire Costa Lima foi reconduzida para mais um mandato, que se encerra juntamente com a gestão da Mesa Diretora da Assembleia.
Foram muitas ações realizadas no biênio. Em março do ano passado, o MMLC realizou a Semana da Mulher, com seminários sobre saúde, bem-estar e autoestima. Em abril, foi realizada a palestra “Cultura de Paz: Soluções de Conflitos nas Organizações e na Vida Pessoal”.
Maio foi marcado com a realização da homenagem ao Dia das Mães, com a participação das mulheres terceirizadas do Poder Legislativo; participação no debate Mulheres na Política, realizado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); participação no 2º Seminário Internacional Mais Infância Ceará; e palestra sobre autoestima para as internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em parceria com o grupo Mulheres do Brasil.
Em julho de 2019, o Movimento participou do lançamento do programa “Mais Nutrição”, promovido pelo Governo do Ceará e Ceasa; participação na solenidade em comemoração ao aniversário de um ano da Casa da Mulher Brasileira; e assinatura do termo de cooperação técnica para realização do projeto Bem-Me-Quero, parceria entre Poder Legislativo e Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Em agosto do mesmo ano, foi iniciado o projeto Bem-Me-Quero, que tem como objetivo resgatar a autoestima das mulheres em cumprimento de pena em regime aberto ou semiaberto; também ocorreu o evento em homenagem ao Dia dos Pais com a participação dos servidores terceirizados da AL; o MMLC participou ainda do seminário Missão Infância, quando foi apresentado um pacote de ações da Prefeitura de Fortaleza voltadas para a primeira infância.
O mês de outubro de 2019 marcou o início da campanha Ideia Certa, com o lançamento das ações de prevenção do câncer de mama; e participação na entrega do Selo Rosa na Casa da Mulher Brasileira. Em dezembro do ano passado, houve a participação na solenidade em comemoração aos 32 anos da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE); e a realização do Natal na Casa de Nazaré, instituto que abriga idosas carentes.
Atividades de 2020
Em março de 2020, aconteceram as últimas atividades de antes do início da pandemia. Houve a participação na 3º Conferência Nacional da Mulher Advogada; comemoração do Dia da Mulher com servidoras da AL, em parceria com Assalce e Agência AL; e foi promovida a roda de conversa com o tema Mulheres na Política.
Por último, em setembro passado, o MMLC esteve presente e participou do lançamento do Projeto Mundo Azul, idealizado pela presidente de honra do Movimento e primeira-dama da AL, Natália Herculano, esposa do presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT), prefeito eleito de Fortaleza.
Natália Herculano: a partir de 2021, primeira-dama de Fortaleza
Meire Costa Lima aponta que Natália Herculano teve destacada atuação nas atividades desenvolvidas pelo MMLC, por sua "sensibilidade social e simplicidade". Ela assinalou que a presidente de honra esteve sempre presente nas ações voltadas para o público. "Sem dúvida, demos um grande salto com a sua colaboração, dando maior alcance social às nossas realizações", disse a presidente. Entre estes, destaca o projeto Mundo Azul, "idealizado por Natália", voltado para atender crianças do espectro autista carentes. A partir de 2021, com a posse de José Sarto como prefeito, Natália Herculano será a primeira-dama de Fortaleza.
A presidente do MMLC, Meire Costa Lima, chama atenção para a participação no movimento. "Todas que trabalham na AL podem e devem participar, não apenas as mulheres dos deputados. Todas nós podemos colaborar de alguma forma e toda contribuição é necessária para que nossas ideias não fiquem só no papel", salienta.
Fazem parte do MMLC Meire Costa Lima, na presidência; Adriana Pedrosa, na vice-presidência; bem como Valeska Ferreira, Gislaine Landim, Marisa Benevides, Izabel Moreira, Renata Mendes, Gabriela Bezerra, Viviane Vale, Lourdes Morais e Paula Xenofonte. O MMLC fica localizado no 4º andar do prédio anexo II da AL, na sala ao lado da Biblioteca e da Procuradoria da Mulher.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Curso do Projeto Bem-Me-Quero trata de Inteligência Emocional e Autoestima
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), em parceria com a Escola Super...
Autor: Júlio Sonsol