PGE pede participação do IBGE em processo sobre litígio entre Ceará e Piauí
Por ALECE03/11/2022 16:53
Compartilhe esta notícia:
O coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa do Ceará, Luiz Carlos Mourão, informa que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a indicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para periciar a área alvo e litígio entre o Ceará e Piauí, como Amicus curiae (expressão em Latim utilizada para designar uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, oferecendo-lhes melhor base para questões relevantes e de grande impacto). O requerimento é endereçado à ministra do STF, Carmen Lúcia, relatora do processo.
Luiz Carlos Mourão observa que o estudo atualmente em curso na área de litígio, sob a responsabilidade do Exército, tem objetivo estritamente técnico, limitando-se à realização de cartografia da região e a emissão de um parecer, sem levar em consideração os demais critérios socioeconômicos.
Com a participação do IBGE no processo, o coordenador salientou que outras informações agregadas serão elucidativas. "Este estudo levará em consideração o sentimento de pertencimento das populações das áreas apontadas como litigiosas, a origem e a responsabilidade sobre os equipamentos públicos localizados nesta zona, tais como escolas, posto de saúde, rodovias, e outras construções e o gerenciamento das políticas públicas praticadas na região", aponta.
Como será feito o trabalho
De acordo com Luiz Carlos Mourão, o levantamento geográfico sob a responsabilidade do Exército será realizado pela empresa Engefoto e Aerolevantamento LTDA, vencedora da licitação promovida pela instituição militar, e custará cerca de R$ 2,7 milhões. Este trabalho consiste no levantamento topográfico por meio de fotografias aéreas, e levará dois anos para ser concluso, a contar de janeiro de 2023. Será utilizado a tecnologia SAR aero transportado, que envolve sensores ativos e sensores ópticos passivos.
O coordenador explica que a participação do IBGE como Amicus curiae ainda depende da avaliação da ministra Carmen Lúcia, que ainda não emitiu seu parecer sobre a questão. Isso se deve a contestação formal da Procuradoria Geral do Estado do Piauí.
Saiba mais
A questão envolve os municípios de Carnaubal, Crateús, Croatá, Granja, Guaraciaba do Norte, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Poranga, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna