Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Palestra para servidoras dá continuidade ao Outubro Rosa

Por Paulo Veras, com Assessoria de Imprensa do MMLC
23/10/2023 16:02 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Palestra foi conduzida pelo mastologista Paulo Vasques Palestra foi conduzida pelo mastologista Paulo Vasques - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), e da Célula de Serviço Social do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta segunda-feira (23/10), palestra em alusão ao Outubro Rosa, com o mastologista Paulo Vasques. O objetivo foi contribuir com informações que possam vislumbrar a prevenção e cuidados médicos no combate ao câncer de mama.

No evento, a primeira-dama e presidente do MMLC, Cristiane Leitão, o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Luis Edson Sales, e a jornalista Silvana Frota foram laureados através da outorga do Selo Rosa. Na ocasião, Cristiane Leitão foi representada pela presidente de honra do MMLC, ex-deputada estadual Meire Costa Lima. A homenagem partiu do Movimento Outubro Rosa, liderado por Valéria Mendonça. 

Meire Costa Lima defendeu que a campanha se estenda por todos os outros meses do ano. “É necessário que todas nós, mulheres, tenhamos consciência dos exames e atitudes de prevenção desta doença”, reforçou.

Servidoras durante a palestra - Foto: Bia Medeiros

O diretor do DSAS, Luis Edson, lembrou que o Departamento possui ampla estrutura multidisciplinar de apoio à saúde da mulher. “Temos o setor de Psicologia que dá apoio a quem tem problemas oncológicos”, disse. Segundo Luis Edson, com as ideias trazidas pela primeira-dama, Cristiane Leitão, e o trabalho conjunto com o MMLC, o DSAS consegue prestar um serviço cada vez melhor em relação à saúde feminina.

Orientações

O mastologista Paulo Vasques explicou que o Outubro Rosa é o mês onde a discussão sobre o câncer de mama é a pauta da vez. “Neste mês falamos, principalmente, da importância da prevenção. A detecção precoce é essencial para diminuir o número de casos graves da doença”, reforçou o médico.

O especialista defendeu que, para prevenir-se, todas as mulheres devem realizar ao menos uma hora de atividade física por dia, três vezes por semana. Além disso, ele reforçou a necessidade de uma dieta alimentar com frutas e verduras, bem como apontou a necessidade de atenção com o controle do peso.

Mulheres que superaram o câncer de mama participaram de desfile - Foto: Divulgação/MMLC

Ao final do evento, dez mulheres que venceram o desafio contra o câncer de mama fizeram um desfile, mostrando o poder da autoestima feminina e do foco em conseguir vencer a doença. No grupo, Valéria Sá, de 50 anos, e Luciana Romão, 41, demonstraram que a prevenção deve ser feita por mulheres de todas as idades.

Saiba mais

Com o tema “Prevenir Não Dói”, a campanha do Outubro Rosa da Alece foi lançada oficialmente no dia 3 de outubro, e já promoveu, neste mês, diversas atividades em prol da conscientização do câncer de mama.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também