Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Outubro Rosa encerra as atividades com grupo sistêmico

Por Paulo Veras, com Assessoria de Imprensa do MMLC
26/10/2023 07:29 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Servidoras durante a atividade, no Anexo III Servidoras durante a atividade, no Anexo III - Fotos: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), em parceria com a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas, realizou, nesta quarta-feira (25/10), um grupo de exercício sistêmico. O evento marcou o encerramento das ações da campanha Outubro Rosa na Alece.

A primeira-dama da Alece e presidente do MMLC, Cristiane Leitão, analisou a ação de encerramento do Outubro Rosa. "A roda trabalhou as três leis sistêmicas: o pertencimento, a ordem e o equilíbrio de dar e receber. Muitas patologias físicas nascem por conta da saúde mental não renovada", afirmou. 

Cristiane salientou o trabalho cuidadoso do Movimento das Mulheres no Legislativo Cearense nas ações do Outubro Rosa, alusivas à prevenção do câncer de mama.

O exercício

A prática foi mediada pelas psicólogas Nara Guimarães e Isabel Martins. O objetivo foi trazer à luz o tema "Outubro Rosa: Seu Toque de Vida" para os grupos com um olhar sistêmico e voltado para o autocuidado e saúde mental.

Na atividade, as leis sistêmicas são usadas como base para iniciar um movimento de ampliação de percepção, expansão de consciência para liberação das questões emocionais negativas, padrões repetitivos e crenças limitantes.

Nara Guimarães disse que o autocuidado é importante, tanto no aspecto físico como no emocional. "O grupo sistêmico já existe e hoje, em especial, fizemos um movimento de expansão de consciência e percepção de nossas questões para avaliar como está o nosso autocuidado", explicou a terapeuta.

Isabel Martins defendeu como ideal que todos tivessem muita atenção com o autocuidado. "Nosso dia a dia força a um estado de 'piloto automático'. E nós mulheres assumimos vários papéis, o que dificulta termos tempo para nós mesmas, daí a importância desses exercícios", enfatizou.

Saiba mais

A Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social da Alece possui, atualmente, dois grupos sistêmicos para atender parlamentares, servidores, dependentes e comunidade do entorno do Poder Legislativo.

O primeiro grupo se reúne nas quartas-feiras, às 15 horas, e o segundo nas quintas-feiras, às 10 horas. Os encontros acontecem no Salão de Práticas Sistêmicas, no 2º andar do anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), na avenida Pontes Vieira, 2348, bairro Dionísio Torres. Mais informações pelo telefone (85) 2180-6537.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também