Oficina sobre memória afetiva na gastronomia mobiliza servidores
Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS01/04/2024 15:46 | Atualizado há 7 meses
Compartilhe esta notícia:
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), e em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou, nesta segunda-feira (01/04), o quarto encontro da oficina sobre memória afetiva na gastronomia.
A intervenção ocorreu no auditório Lucila Bomfim, no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) e foi conduzida pelo professor do curso de Gastronomia da UFC, Robson Mota, que coordena o projeto de extensão “Gastronomia e Nutrição na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”. O trabalho contou com o apoio do Sapi, serviço vinculado à Célula de Terapia Ocupacional do DSAS.
As psicólogas da Célula de Psicologia do DSAS e colaboradoras do Sapi, Flávia Medina e Helena Aragão, participaram dos encontros. Flávia destacou que os pacientes receberam amplo suporte cognitivo e emocional.
Atividade é conduzida conjuntamente por profissionais da Alece e UFC - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS
"Eu e Helena monitoramos indícios de ansiedade, depressão, deficiências cognitivas e transtornos mentais das pessoas atendidas. Em trabalhos anteriores do Sapi, observamos uma melhora significativa na sociabilidade de todos os pacientes. Com o projeto da oficina, o resultado foi ainda mais satisfatório por conta das atividades em grupo, que proporcionaram maior interação e abertura na questão afetiva, contribuindo para a cognição e a memória dos idosos", explicou.
Registro dos elementos-gatilho
"Nos dois encontros anteriores, os pacientes fizeram o registro textual dos elementos-gatilho (pratos, objetos, situações etc) que estimularam suas respectivas memórias afetivas. O quarto encontro foi o momento de 'feedback', ou seja, o relato por escrito das emoções positivas que o referido elemento despertou neles", informou o professor Robson Mota.
Robson informou também que esse último encontro não constitui a etapa final do projeto de extensão, que ainda contará com filmagens dos pacientes preparando receitas em seus lares.
A aposentada Maria Liduína Gurgel, assistida pelo Sapi, comentou a sua experiência como paciente do serviço. “Frequento o Sapi há quase dois anos, e estava muito depressiva quando aqui cheguei. Hoje me sinto bem melhor. Este espaço é como uma casa. Todos aqui são bem acolhidos. A ‘cozinha afetiva’ foi um grande presente, haja vista que muitas vezes passamos por tantos problemas no cotidiano que acabamos por esquecer as alegrias do passado”, afirmou.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS