Oficina de Respiração realiza atividades por meio de aplicativo
Por ALECE01/04/2020 11:38 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) resolveu suspender todas as atividades presenciais do Projeto Casulo, que desenvolve presencialmente, desde o último dia 15 de março. A medida tem por objetivo reduzir o convívio social dos participantes para evitar o contágio pelo coronavírus, seguindo orientação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará e do Governo do Estado. A medida, no entanto, não significou a paralisação das oficinas, por completo.
Lissie Castro, que coordena o projeto Casulo Bem Estar e a Oficina de Respiração e Meditação, explica que, com as atividades suspensas, tomou a iniciativa de se utilizar das ferramentas da Internet, como forma de dar uma continuidade alternativa aos trabalhos desenvolvidos pela oficina. “No primeiro dia após a paralisação, tive a ideia de mandar pelo grupo de Whatsapp da turma uma música, para a atividade de musicoterapia, com o objetivo de ajudar cada um a relaxar e a ter o sono melhor”, revela.
Lissie Castro conta que outra atividade foi promovida com a gravação de um áudio sobre respiração e, em seguida, com outro sobre uma atividade de ativação do timo, para fortalecer a imunidade da pessoa praticante. “Estou em casa, mas tenho um pai idoso e sei o quanto a pessoa precisa ter uma cabeça legal, mesmo sendo muito complicado diante da pandemia do coronavírus. Ainda não sou muito boa em Internet, mas consegui que minha filha me auxiliasse nas gravações, mesmo estando com o seu bebê de três meses no colo. A gente conseguiu uma pessoa para segurar a criança, enquanto ela me filmava”, explica.
Continuidade
De acordo com Lissie, a realização das atividades a distância, mesmo que provisoriamente, representa um esforço para não paralisar o coletivo, garantindo assim sua continuidade.
“As participantes têm agradecido o nosso trabalho e isso é muito gratificante. Temos também o grupo do WhastApp chamado ‘Vaidosas’, composto por aposentadas da Assembleia, que também está recebendo o material que produzo. Para as alunas, mando no contato pessoal de cada uma e elas tem dado um bom feedback. As pessoas em situação de isolamento estão em um momento de muito incômodo e esperamos estar contribuindo para reduzir este desassossego”, enfatiza.
Líssie Castro esclarece ainda que o envio de áudios e gravações de vídeo não obedece a uma rotina fixa, porque neste período teve de assumir o papel cuidadora do seu pai. No entanto, sempre que tem tempo disponível, ela produz alguma mídia para enviar para seus contatos e para o grupo. A facilitadora informa que se mais alguém desejar receber este material, é só entrar em contato por meio do Whtasapp 85.9998.7026, que ela se dispõe a encaminhar o conteúdo.
Mais informações: 85.9998.7026 (WhatsApp).
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)