Categoria Matriz

Oficina de Parentalidade inicia atividades para servidores da Alece

Por ALECE
19/05/2022 15:01

Compartilhe esta notícia:

Suzyanne Pessôa ministra a Oficina, que prossegue no dia 26 de maio Suzyanne Pessôa ministra a Oficina, que prossegue no dia 26 de maio - Foto: Paulo Rocha

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), iniciou, nesta quinta-feira (19/05), a Oficina de Parentalidade, ação educativa voltada para pais e mães que passam por conflitos relativos à ruptura da relação conjugal.

A atividade, que beneficia servidores do Poder Legislativo, prossegue até o dia 26 deste mês, sendo realizada na Unipace (Anexo II - Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), 1º andar, sala A. Nos dois dias, os encontros são realizados  das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas.

A oficina é ministrada por Suzyanne Pessôa, atual presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil - Ceará (OAB/CE) no triênio 2019/2021, advogada, mediadora e conciliadora judicial, extrajudicial e comunitária, facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz, bem como de Oficinas de Parentalidade.

Na abertura da Oficina, Suzyanne Pessôa destacou que atua profissionalmente na mediação de conflitos, uma realidade que se estende a diversos ambientes, dentre os quais escolas e locais de trabalho. Ela destacou que a atividade tem o objetivo de fazer com que os participantes aprendam a lidar com conflitos, com foco nas questões que envolvem as relações familiares. "Se os conflitos de família não forem bem administrados, haverá consequências para os filhos na vida adulta", alertou, em referência a situações decorrentes de divórcios.

"É um projeto que pretende levar às pessoas técnicas de como melhor se relacionar e conviver, principalmente nas relações familiares. A gente sabe que isso repercute em tudo: nas relações profissionais, nas relações de amizade, porque o diálogo está na base de todas as relações", pontua a facilitadora da Oficina.

Para ela, é necessário que as famílias procurem administrar os conflitos, de forma a que eles não prejudiquem crianças e adolescentes. "Sabemos que os conflitos mal resolvidos na infância e na adolescência podem trazer prejuízos para toda uma vida, repercutindo inclusive na vida adulta, com a pessoa tendo instabilidade nas relações profissionais e em outros relacionamentos, com a causa disso estando lá atrás, nessas relações mal resolvidas", destaca.

Metodologia e conteúdo

Ela destaca que a metodologia do curso envolve atividades que permitem a interação entre os participantes sobre o conteúdo exposto. O curso tem em seu conteúdo temas como a experiência do divórcio para os adultos e para os filhos, o que fazer para ajudar os filhos, escolhas, o que fazer se o conflito continuar, os pedidos de filhos de pais separados e, ainda, a necessidade de que cada pessoa seja a mudança que ela deseja para o mundo.

A coordenadora do Centro, Raísa Lou Fagundes Pontes, defende o trabalho preventivo e educativo da mediação e da gestão de conflitos no âmbito das políticas públicas, sobretudo na promoção de informação e conhecimento por meio da cultura de paz para toda a sociedade.

A articuladora do Centro, Eveline Freire, aponta que a iniciativa tem o objetivo de provocar reflexões nos pais, com foco nos conflitos decorrentes do fim da relação conjugal, abordando temas como a comunicação não violenta e a importância do bem-estar para cuidar dos filhos, dentre outros. A certificação da Oficina será realizada pela Unipace.

SC, com informações da Assessoria da Unipace

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece        

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br           

Telefone: 85.3257.3032                         

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também