ASSALCE

Oficina de Macramê da Assalce se consolida como espaço de aprendizado

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce)
16/07/2024 09:58 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Atividades são realizadas às quintas-feiras Atividades são realizadas às quintas-feiras - Foto: Divulgação/Assalce

Desde o seu lançamento em 26 de outubro de 2021, durante a Semana do Servidor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Oficina de Macramê da Associação dos Servidores da Alece (Assalce), que tem como facilitadora a servidora Jacqueline Nóbrega, tem se consolidado como um espaço de aprendizado, criatividade e integração entre servidoras do Poder Legislativo. As atividades são realizadas na sede da Associação (rua João Emídio da Silveira, 198).

No primeiro semestre de 2024, a oficina continuou a oferecer suas atividades às quintas-feiras, das  8 horas às 9 horas e das 10 horas às 11 horas, em horários ajustados para atender à demanda da Casa, realizando um total de 18 aulas, com um número crescente de alunas. Durante as atividades, foram produzidas peças do tipo suporte para plantas, porta-garrafas, prendedores de cortinas e painéis decorativos, dentre outros.

Peças produzidas durante as aulas - Foto: Divulgação/Assalce

Jaqueline Nóbrega destaca o objetivo de descomplicar a técnica do macramê, fazendo com que as oficinas tenham focado em exercícios repetitivos, trabalhando concentração e foco, desmistificando a ideia de que "o macramê é muito difícil". “Os participantes têm a liberdade de escolher suas próprias peças, permitindo que cada um trabalhe de acordo com seus desejos e sonhos. Essa abordagem personalizada tem demonstrado que o aprendizado está profundamente ligado à emoção e à vontade de adquirir novas habilidades artísticas”, ressalta.

Metodologia das aulas

Segundo a facilitadora, a metodologia da oficina também inclui o envio de vídeos no dia seguinte a cada aula, reforçando o conteúdo aprendido e proporcionando um recurso adicional para a prática em casa.

“O material mais precioso para o curso são as próprias mãos dos alunos, que são cuidadas com atenção especial. Os participantes são incentivados a trazer suas linhas, cordões, fios, tesouras e réguas, além de trabalhar com o reaproveitamento de materiais, alinhando a técnica do macramê com os princípios de sustentabilidade”, acentua.

Aulas são realizadas na sede da Assalce - Foto: Divulgação/Assalce

Para Jacqueline Nóbrega, a arte do Macramê vai além de transformar fios em objetos úteis e decorativos; na sua visão, a técnica  estabelece um sincronismo com a natureza, potencializando o que já é belo. “Este primeiro semestre de 2024 foi marcado pelo crescimento e entusiasmo das participantes, reafirmando a Oficina de Macramê como uma importante atividade dentro da Assalce”, assevera.

Mais informações sobre a Oficina pelo telefone 85.3272.8832.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Veja também