Categoria Matriz

Nutricionista do DSAS destaca alimentos para aliviar o estresse e aumentar a imunidade

Por ALECE
23/04/2021 13:52

Compartilhe esta notícia:

Nutricionista Bruna Gomes orienta sobre a ingestão de alimentos com Ômega três, entre outros Nutricionista Bruna Gomes orienta sobre a ingestão de alimentos com Ômega três, entre outros - Foto:DSAS

Além manter a saciedade do nosso organismo, a alimentação garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo, contribuindo para a prevenção de doenças. Uma alimentação saudável baseada em alimentos in natura, que inclui frutas, legumes, verduras, grãos diversos, é fonte de fibras, vitaminas, minerais e de compostos que são essenciais para a manutenção da saúde, considerada ainda mais essencial em meio à pandemia do Coronavírus.

De acordo com a nutricionista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Bruna Gomes, todos os alimentos que ajudam a saúde do nosso intestino potencializam a imunidade. Ela traz orientações sobre o assunto no vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação Interna da AL e DSAS, com o apoio da TV Assembleia, que você acompanha no fim desta matéria.

“O probiótico é muito importante para aumentar a imunidade e consequentemente combater a Covid-19, pois é uma bactéria do bem, que ajuda a fortalecer as barreiras do intestino, diminui as substâncias pro-inflamatórias e impede o surgimento de bactérias ruins que podem provocar doenças”, avalia.

Em relação aos alimentos que podem aliviar o estresse (houve aumento considerável por conta do isolamento social imposto pela pandemia), a nutricionista orienta o consumo daqueles ricos em triptofano, pois aumentam a produção de serotonina, hormônio produzido no cérebro que dá uma sensação de bem-estar e ajuda no relaxamento.

“Podemos encontrar essa substância na banana, ovo, cacau, peixe, chocolate amargo, amendoim e outros. Já os alimentos ricos em ômega 3 são considerados detentores de gordura boa e ajudam a reduzir a inflamação do organismo, diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”, afirma Bruna Gomes. A nutricionista aponta azeite, abacate, castanhas, chia e linhaça como parte desse grupo, mas faz um alerta: “Não podemos esquecer que todos esses alimentos precisam ser consumidos na quantidade adequada”.

Além dos cuidados em relação à alimentação, a nutricionista do DSAS destaca que devemos nos atentar para a higienização de alimentos e embalagem, pois os vírus podem usá-los como veículos de transmissão.

Acompanhe o vídeo com a dica de saúde da nutricionista Bruna Gomes sobre os cuidados com alimentação em relação ao estresse.

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Videos

Veja também