UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

No Dia do Professor, lições de vida de profissionais que atuam na Assembleia

Por ALECE
15/10/2019 18:57

Compartilhe esta notícia:

Tereza Porto faz relatos sobre sua atuação como professora e servidora pública Tereza Porto faz relatos sobre sua atuação como professora e servidora pública - Foto: Dário Gabriel

O Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira (15/10), representa uma homenagem a diversos profissionais, dentre os quais servidores e servidoras que atuam na Assembleia Legislativa do Ceará. Para a servidora Tereza Porto, a data tem um significado especial. "Considero essa profissão uma das mais nobres porque ela forma toda a sociedade. Depois da família, o professor tem a maior importância  na formação das futuras gerações, contribuindo não apenas para a formação acadêmica, mas na construção do caráter e bons valores dos alunos'', afirma.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com especialização em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa, Tereza Porto compartilha  seus conhecimentos nas salas da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), ministrando cursos ofertados pela Divisão de Treinamento (Ditre), vinculado ao Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Casa.

Português e Técnicas de Redação Oficial estão  entre os principais temas ministrados pela professora, que auxilia os servidores a aperfeiçoar a produção e redação de textos e documentos oficiais. ''Português é  a terceira língua ocidental no mundo e devemos preservá-la porque é um patrimônio nosso. Durante as aulas, estimulo a leitura. porque a melhor forma de aprender a escrever é usar a memória visual - ou seja lendo'', defende.

Quando decidiu lecionar, Tereza Porto deixou a timidez fora da sala de aula. Atualmente com longa experiência na docência, ela aponta que um dos grandes ganhos da profissão é a troca de experiências com os alunos, a convivência e  a criação de vínculos.

Além da sala de aula

Em paralelo à sua atuação como docente, Tereza Porto atua na Consultoria Parlamentar desde março deste ano, fazendo a revisão gramatical,  adequação técnica de minutas de proposição e demais demandas dos gabinetes parlamentares. Antes de atuar no setor, foi coordenadora dos cursos de idiomas durante dez anos,  participando do processo de criação do setor.

''Tivemos que selecionar professores inicialmente para os idiomas de Inglês e Espanhol. Depois de uns quatro a cinco anos, foi incluído o Francês, que tem uma aceitação muito boa. Na época da Copa do Mundo (2014), o pessoal foi para a Avenida Beira-Mar para se comunicar com os turistas. Aprender uma outra língua exercita o cérebro, evita a demência'', afirma, em referência ao mundial de futebol que teve Fortaleza como uma das sedes.

Desde setembro,Tereza Porto  assumiu  o desafio de ser  umas das juradas do concurso "Ao Pé da Letra", iniciativa do Poder Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Ela afirma  que é um privilégio participar do concurso que incentiva a leitura e educação entre  os alunos do 1º ano do Ensino Médio, regularmente matriculados nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. O programa é transmitido aos sábados pela TV Assembleia.

Servidor e professor

O servidor José Hugo Costa Martins, do Departamento Financeiro,  é um dos professores do curso de Inglês ofertados pela Unipace. A paixão por estudar outro idioma teve início em 1982, no CCAA. Em 2009, quando foram criados os cursos de idiomas da Unipace, ele passou a lecionar, tendo  formado mais de 60 turmas. ''No início, comecei a ensinar para não perder a proficiência, mas hoje gosto da sala de aula, de passar meus  conhecimentos. É gratificante saber de um aluno que o curso ajudou nos testes para mestrado e doutorado'', exemplifica.

Além do Inglês, José Hugo também concluiu Espanhol, Francês e Alemão. Ele afirma que é necessário  estar sempre em contato com as línguas para não perder a fluência dos idiomas. "Atualmente estou novamente fazendo conversação de Espanhol e Francês na Unipace para não perder a prática. O servidor tem essa facilidade de estudar de forma gratuita, oportunidade essa que não tive'', afirma.

Atualmente, José Hugo leciona em  três  turmas de Inglês. "No horário mais  livre no Departamento Financeiro, atuo como professor. É muito  importante  aprender  outro idioma. Hoje os alunos podem estudar pela internet  por meio de aplicativos, dicionários e músicas. Há um universo de possibilidades", destaca.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também