Ciadi

Natal de Todos do Ciadi celebra evolução e inclusão das crianças e adolescentes

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
12/12/2024 22:27 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Natal de Todos foi realizado no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes Natal de Todos foi realizado no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes - Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou nesta quinta-feira (12/12), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), o espetáculo “Natal de Todos”, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no 6º andar do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da Alece).

O evento marcou o encerramento das atividades terapêuticas de 2024 e contou com apresentações musicais das crianças, adolescentes, famílias e profissionais do Órgão. Entre as áreas presentes na abordagem multidisciplinar do Centro Inclusivo, está a musicoterapia, que contribui com o aprendizado, a socialização, a comunicação e a expressão.

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destacou que o musical apresentou para toda a sociedade a “evolução de todas as nossas crianças e adolescentes”. Para ela, o espetáculo causa um sentimento de emoção, pois é um “sinal de dever cumprido”. “Finalizando o ano com o musical da inclusão. Isso me deixa com o coração muito grato”, celebrou.

Sáskya Vaz, coordenadora do Ciadi, avaliou o Natal de Todos como um “coroamento de tudo que foi feito no ano de 2024”. Ela ressaltou que o espetáculo é algo indispensável do planejamento do Centro, uma vez que ele é uma forma de estar “festejando e celebrando com todas as nossas crianças, famílias e profissionais”.

Musicoterapeuta do Ciadi, Rodrigo Félix, afirmou que o objetivo do evento é “mostrar o potencial das crianças, dos adolescentes autistas e também com T21, Síndrome de Down. Mostrar que eles são capazes de cantar, dançar e se divertir”. Além disso, as apresentações fizeram menção ao nascimento de Jesus e celebraram a “inclusão, a vida e a confraternização”, finalizou.

Depoimentos

Uma das crianças do Ciadi, que fez parte das apresentações do espetáculo, Paloma Hadassa não escondeu a felicidade por deixar sua contribuição: “Está sendo muito legal. Teve a Corrida da Unifor, que eu participei. Então sempre que eu puder, eu participo. Eu sou muito participativa, gosto de participar. Está sendo muito legal, muito divertido”, disse.

A professora Rosa Primo, mãe do Lucas, uma criança de 12 anos atendida pelo órgão, reconheceu a importância do evento para o desenvolvimento dos jovens e demonstrou total satisfação com o serviço prestado pelo local para com o seu filho. “O Ciadi, como sempre, é esse lugar muito especial na vida da gente. Eu já andei em muitos lugares com meu filho, várias clínicas e vários setores possíveis e imaginários. E o Ciadi é esse lugar do encontro, da conversa, da comunhão, da discussão. Eu me sinto muito feliz. É um privilégio estar aqui”, pontuou Rosa.

O Ciadi foi criado em 2021, no primeiro ano da gestão do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), para atender crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia do 21 - a síndrome de Down.

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também