Departamento Legislativo

Mesa Diretora e Colégio de Líderes da Alece definem funcionamento da Casa no segundo semestre

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
02/08/2024 08:38 | Atualizado há 1 mês

Medidas foram anunciadas durante a reunião Medidas foram anunciadas durante a reunião - Foto: Junior Pio

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e integrantes do Colégio de Líderes da Casa definiram o funcionamento das atividades legislativas para o 2º semestre deste ano, que incluem as sessões plenárias e as reuniões das comissões técnicas. As demais atividades do Poder Legislativo cearense serão mantidas em expediente regular, como os serviços prestados à população e aqueles de ordem administrativa, como o protocolo da Casa. As medidas foram anunciadas em reunião realizada nesta quinta-feira (01/08).

As sessões plenárias serão realizadas às terças-feiras pela manhã, em formato híbrido (presencial e remoto), no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no 6º andar do anexo II da Alece. Já as reuniões das comissões técnicas serão realizadas às segundas-feiras, no período da tarde, no Complexo de Comissões Técnicas da Alece. As mudanças passam a valer a partir de 16 de agosto. O anúncio foi feito durante sessão plenária que marcou o retorno das atividades legislativas deste semestre, também nesta quinta-feira.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), destacou que a mudança acontece historicamente na Assembleia Legislativa. A decisão do colegiado está alinhada com a prática comum da Casa. “Em período eleitoral, as sessões são reduzidas na perspectiva de que a maioria dos deputados e deputadas têm seus colégios eleitorais, suas bases eleitorais no interior do estado do Ceará”, destacou.

Em coletiva de imprensa, o presidente da Casa ressaltou que as obras de reforma do Plenário 13 de Maio estão em ritmo acelerado. “A construtora tem trabalhado intensamente, e esperamos concluir a reforma ou reconstrução do nosso plenário nos próximos 60 dias, no máximo”, afirmou.

Devido ao contexto eleitoral, o presidente Evandro Leitão também salientou a importância de manter o nível dos debates e discussões, que tendem a se intensificar à medida que o pleito se aproxima. “No entanto, temos dialogado e alertado que esta Casa deve se manter acima dessas discussões e questões locais. Praticamente todos os deputados têm ligações com colégios eleitorais no interior do Estado, e é importante que mantenhamos um certo grau de maturidade para trazer essas discussões para o plenário”, destacou.

Participaram da reunião os deputados membros da Mesa Diretora, Evandro Leitão (PT), Romeu Aldigueri (PDT), Osmar Baquit (PDT), David Durand (Republicanos) e Emília Pessoa (PSDB). Também participaram da reunião os deputados líderes e vice-líderes de partidos Sargento Reginauro (União), De Assis Diniz (PT), Renato Roseno (Psol), Missias Dias (PT), Jeová Mota (PDT), Tomaz Holanda (Avante) e, de forma remota, Drª Silvana (PL).

Telefone: 85.3257.3032