Maio Roxo: terapeuta ocupacional destaca papel do sistema digestório para a saúde
Por ALECE13/05/2021 16:35
Compartilhe esta notícia:

Maio Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais que, atingem mais de cinco milhões de pessoas no mundo. Estudos indicam que as doenças inflamatórias intestinais podem estar associadas a fatores como consumo exagerado de comidas industrializadas e com alto índice de gordura, além de questões hereditárias e imunológicas.
A orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Lucila Bonfim, destaca que o sistema digestório tem um papel fundamental na manutenção de nossa saúde, sendo necessário que ele opere de forma adequada.
O tema é abordado em vídeo no qual a terapeuta ocupacional trata do assunto, disponível no fim desta matéria. O conteúdo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Interna e DSAS, em parceria com a TV Assembleia.
Segundo cérebro
De acordo com Lucila Bonfim, o intestino é considerado o segundo cérebro do corpo humano, justamente porque ele tem mais de meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores, que são substâncias químicas liberadas pelos neurônios e utilizadas para transferência de informações entre eles. ''Diferente de qualquer órgão no nosso corpo, o intestino pode funcionar sozinho, sem que o cérebro tenha que comandar alguma ação. Isso ocorre devido ao sistema nervoso entérico, que regula e modula as funções de movimento de secreção e das atividades das células endócrinas do trato gastrointestinal'', afirma.
A terapeuta destaca que a microbiota intestinal, popularmente conhecida como flora intestinal, tem entre suas funções, atreladas ao bom funcionamento do organismo, a de regular a absorção de nutrientes e minerais, bem como atua no controle da proliferação das bactérias.
''A microbiota intestinal, população de microrganismo como bactérias, vírus e fungos, que habita todo o gastrointestinal, tem como funções manter a integridade da mucosa intestinal e controlar a proliferação de bactérias patogênicas. Ela participa da comunicação recíproca entre o intestino e o cérebro. Se essa comunicação for deficitária, poderá acarretar distúrbios neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer'', alerta a terapeuta ocupacional.
Pesquisadores concluíram que algumas proteínas produzidas por bactérias intestinais podem modificar a interação entre o sistema imunológico e o sistema nervoso, desencadeando a doença Alzheimer. "Por isso, devemos cuidar bem do nosso intestino para que possamos permanecer com a memória ativa e saudável", defende.
Confira abaixo o vídeo com as orientações da terapeuta Lucila Bonfim sobre o funcionamento do sistema digestório e os cuidados que devemos ter em relação ao assunto.
JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Videos
Veja também

Contribuintes podem acessar informações sobre IPTU do site da Sefin
A Prefeitura de Fortaleza disponibilizou o acesso às informações do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025. Por meio do...
Autor: Júlio Sonsol, com informações do site da PMF
Alece terá nova composição parlamentar em 2025
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) terá nova composição parlamentar com a instalação da 3ª sessão legislativa da 31ª legislatura, no...
Autor: Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação Interna