Categoria Matriz

Julho Amarelo: mês de combate às hepatites virais e câncer ósseo 

Por ALECE
02/07/2021 12:38

Compartilhe esta notícia:

- Foto: DSAS

O mês de julho se inicia e traz com ele a campanha Julho Amarelo, que visa a conscientização sobre as hepatites virais e o câncer ósseo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo sendo apontadas como uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

A convite do médico Túlio Osterne, orientador da Célula Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, o chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Manoel Diógenes, traz orientações para a população.

O tema é abordado no quadro "Dicas de Saúde" desta semana, em vídeo produzido conjuntamente pelo Núcleo de Comunicação Interna e DSAS, com o apoio da TV Assembleia.

Conforme aponta Manoel Diógenes, o câncer ósseo normalmente pode ser dividido em dois grandes grupos: o primário, considerado mais comum entre crianças e adolescentes, que pode ser benigno ou maligno; e o secundário, mais comum entre os adultos. ''O câncer primário nasce do tecido ósseo em si e o câncer ósseo secundário surge da metástase óssea, quando a  pessoa tem um câncer em outro local que acaba se disseminando pelos ossos'', explica.

Por ser considerado raro, o chefe do Serviço de Ortopedia do HGF alerta que  muitos pacientes não sabem da existência do câncer ósseo e, consequentemente, dos seus sintomas. ''Por isso, é importante trazer informações e chamar atenção da sociedade acerca da doença que muitas vezes é grave. O sinal de alerta na maioria das vezes é uma dor forte não relacionada com movimento e o principal exame continua sendo o raio X'', explica.

Saiba mais

A transmissão das hepatites ocorre pela via sanguínea, por meio de relações sexuais desprotegidas ou pelo compartilhamento de seringas e objetos cortantes, e de mãe para filho, durante a gravidez.

Ao contrário das hepatites virais, o câncer ósseo é considerado raro e corresponde a cerca de 1% dos casos de tumores que são diagnosticados. A Sociedade Brasileira de Cancerologia estima uma incidência de 2.700 casos novos da doença.

Confira abaixo da matéria o vídeo com o chefe do Serviço de Ortopedia do HGF, Manoel Diógenes, sobre a conscientização relacionada às hepatites virais e o câncer ósseo.

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Videos

Veja também