Iniciada auditoria interna de qualidade da Consultoria Técnica Legislativa
Por ALECE04/11/2020 14:35
Compartilhe esta notícia:
A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta terça-feira (03/04), a reunião de Auditoria Interna da Qualidade do sistema de qualidade da Consultoria Técnica Legislativa do Poder Legislativo estadual. De acordo com a controladora Sílvia Correia, a auditoria interna é uma exigência da ISO 9001-2015. “Estaremos até o dia 5 auditando as áreas que fazem parte desse sistema”, explica a controladora.
Conforme esclarece Sílvia Correia, além da Consultoria Técnica Legislativa estão também no escopo a Diretoria Legislativa, como órgão de alta direção, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI) e a Célula de Qualificação de Servidores, “que dão suporte com recursos tecnológicos e humanos para o sistema e a Controladoria, que é onde está a célula de qualidade da sessão.
Da reunião, participaram de forma remota, por meio da plataforma Zoom, representantes de todos os órgãos elencados, quando foram apresentados ao cronograma de auditoria, que deverá ocorrer até quinta-feira (05/11), quando haverá a reunião de encerramento, às 16 horas.
Auditoria em tempos de pandemia
“O ponto principal da reunião de abertura foi fazer um alinhamento com a equipe e todo o pessoal a ser alcançado pela auditoria, ou que irá atuar como auditor, para contextualizar e considerar o cenário de 2020. A gente não pode fazer uma auditoria interna sem levar em conta o cenário adverso, com o distanciamento social, que estamos vivendo. Se a gente pensar no processo que vamos auditar, devemos salientar que nós tivemos o ano muito focados no combate à pandemia da Covid-19”, afirma.
Sílvia Correia lembra ainda que a Assembleia realizou sessões legislativas, com a aprovação de normas e leis que têm foco voltado principalmente para o combate à pandemia. “Estamos em home office praticamente, desde o dia 23 de março, conseguindo de forma exitosa tocar as atividades dos processos legislativos. Os recursos tecnológicos nos dão essa garantia, mas a gente precisa, numa auditoria de qualidade, onde a principal pauta é a melhoria contínua dos processos, considerar o cenário adverso”, pondera.
Ela admite que este cenário poderá ter eventualmente prejudicado as metas, ações desenvolvidas e oportunidades de melhoria. “A gente precisa, como auditor e auditado, considerar esse cenário”, recomenda.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032