Iniciada auditoria interna da CTLegis
Por Júlio Sonsol26/09/2023 13:40 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta terça-feira (26/09), reunião inicial da auditoria interna de manutenção da certificação ISO, do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. O setor é certificado com base na norma ISO 9001:2015, desde 2011. Para manter a certificação, as auditorias internas de competência da Controladoria são necessárias, conforme acentua a controladora da Alece, Sílvia Correia.
"Fizemos a reunião de abertura e até esta sexta-feira (29/09) a auditoria será realizada. É um processo de verificação da aderência da consultoria às normas ISO 9001:2015. E é também uma oportunidade para se verificar pontos de melhoria", explica a controladora. Ela salienta que este é o momento onde pode ser introduzidas inovações para aperfeiçoar o serviço da consultoria.
Segundo Sílvia Correia, a consultoria realizou um trabalho de relevância dentro do Poder Legislativo, vinculado à qualificação dos processos legislativos. "O parlamentar, antes de apresentar as suas proposições, recorre à consultoria para realizar estudos técnicos e pesquisas, para que a proposição tenha mais qualidade", acentua.
Metodologia
Conforme a controladora da Alece, auditoria é realizada anualmente, no Sistema de Gestão da Qualidade, com a reunião de abertura sendo um processo cuja atribuição é da Controladoria. "Esta é uma regra da norma ISO 9001:2015 e, como temos uma área certificada, este setor tem de passar por uma auditoria interna e depois por uma auditoria externa", explica. Assim, será verificado se o Sistema está atendendo a todos os requisitos da norma e deliberado pela manutenção da certificação", acentua.
O titular da Diretoria Legislativa, Fabrício Machado, que também participou da reunião de abertura, disse que considera "muita honra" ter a Alece como a única Assembleia Legislativa do Brasil com a certificação da norma ISO 9001:2015 em sua área finalística, passando por processo de auditoria externa. "A competência para a realização das auditorias internas fica a cargo da Controladoria, que realiza um excelente trabalho", considera. Ele salienta ainda que a auditoria está sintonizada com as diretrizes do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), "de fazer um parlamento aberto, transparente e dialogando com a sociedade".
A orientadora da CTLegis, Erliene Vale, disse que com a auditoria, espera aperfeiçoar os processos realizados pela consultoria e, com isso, superar a expectativa do público atendido, que são parlamentares e gestores da Alece. "A auditoria é para verificar a conformidade do SGQ, que não se limita apenas à consultoria", explica. Ela considera que a certificação é importante porque oferece uma padronização dos processos, o compromisso com a melhoria contínua, mensuração dos resultados a partir dos indicadores e qualificação permanente dos servidores.
A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Heline Joyce, observa que o órgão tem a Célula de Gestão da Qualidade. "Fazemos toda a parte de coordenação do Sistema de Gestão da Qualidade afeto à área certificada da Diretoria Legislativa, que é a CTLegis. Assim, a auditoria verifica se os serviços estão de conformidade com a norma ISO 9001:2015", avisa.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032