Categoria Matriz

I Encontro Regional de Jornalistas do Nordeste começa nesta sexta-feira (19/11)

Por ALECE
18/11/2021 13:29

Compartilhe esta notícia:

Encontro é organizado pelos Sindicatos dos Jornalistas da região Encontro é organizado pelos Sindicatos dos Jornalistas da região - Arte: Sindjorce/Fenaj

Começa nesta sexta-feira (19/11) e prossegue até domingo (21/11) o I Encontro Regional de Jornalistas do Nordeste. Os Sindicatos de Jornalistas Profissionais de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Luís (MA) e Sergipe se uniram para realizar o evento pioneiro, que reunirá todos os nove estados nordestinos, será totalmente virtual e tem como tema “Jornalismo na Linha de Frente – O trabalho do jornalista em tempos de pandemia, desinformação e plataformização”.

O valor é de inscrição é R$ 20,00, para jornalistas sindicalizados em dia, estudantes e aposentados. Demais participantes, pagam R$ 40,00. A taxa inclui acesso a todo o programa do evento, que conta com uma conferência de abertura, quatro painéis e uma plenária final, na qual será apresentado, debatido e aprovado o plano de lutas dos jornalistas nordestinos. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/M5wtDoWXjHbPHLTd9.

O Encontro foi planejado após convite do Sindicato do Ceará, que já preparava o XI Congresso dos Jornalistas do estado. Levando em consideração o caráter online e a possibilidade de reunir os operários da notícia de toda a região, que têm realidades muito similares, foi dialogada a construção de uma atividade que juntasse todo o Nordeste. A expectativa dos organizadores é reunir 300 participantes, entre jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo, além de dirigentes sindicais e profissionais de outras áreas.

Entre os convidados já confirmados, profissionais consagrados como Joaquim de Carvalho, jornalista investigativo e produtor do documentário fenômeno de público, com 1,5 milhão de visualizações, “Bolsonaro e Adélio – Uma fakeada no coração do Brasil”, e Jana Sá, repórter na Agência de Notícias Saiba Mais (RN), pesquisadores e professores do campo da comunicação, como Roseli Fígaro, da Universidade de São Paulo (USP), Rafael Grohmann, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Helena Martins e Rafael Rodrigues, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC), e lutadores da luta sindical da categoria, como a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga.

Ato político marcará abertura

A abertura começa às 19 horas da sexta-feira (19/11), com a presença da presidenta da FENAJ, dos presidentes dos sindicatos de jornalistas da Região Nordeste, lideranças populares e autoridades do campo progressista, que farão um grande ato político em defesa da Democracia, do jornalismo e dos direitos dos jornalistas.

O evento já se configura como maior fórum de discussão do campo progressista no ramo da Comunicação, com nomes que defendem a democratização dos meios de comunicação de massa, os direitos trabalhistas e a ética no exercício profissional do Jornalismo.

“Vivemos o período mais desafiador de nossa história, com a pandemia, desinformação em massa, movimentos que tentam descredibilizar a imprensa, as antirreformas que precarizam as relações de trabalho e a crise de modelo de negócios tradicionais do jornalismo. Por estes e outros motivos, precisamos nos reunir, debater a conjuntura em que vivemos, observar os bons exemplos e reforçar a nossa resistência. É hora, mais do que nunca, de fortalecer o jornalismo e os jornalistas”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

Plano de ação

Já o domingo (21/11), último dia do evento, será dedicado à apresentação, discussão e votação de propostas do plano de ação dos jornalistas do Nordeste. Conforme explica Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce e diretor do Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Fenaj, as inscrições podem ser feitas até a semana do evento, haja vista que não há limitação de participante pelo fato de atividade ser realizada de forma remota.

Ele acentua que o título do Congresso foi escolhido pelo entendimento do "papel fortíssimo" do jornalista no momento que se vive no país. "O jornalismo está na linha de frente de todas as batalhas que nós temos enfrentado. Seja nas questões relacionadas à pandemia ou à política. Mas ao mesmo tempo o trabalho tem sido afetado pelas condições da conjuntura, pela crise do modelo de negócios e pela aceleração dos problemas relacionados à manutenção de grupos econômicos que exploram o mercado do jornalismo", pontua.

Confira a programação:

Dia 19 – Sexta-feira

19h – Solenidade de abertura

20h – Conferência Magna

Convidado:

Joaquim de Carvalho

Jornalista investigativo e colunista do site Brasil 247. Foi subeditor da Veja e repórter do Jornal Nacional. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa).

22h – Encerramento

Dia 20 – Sábado

9h – Painel 1 – Jornalismo atividade essencial, rotinas produtivas e aceleração da plataformização

Convidados:

Rafael Rodrigues

Professor do Curso de Jornalismo (Instituto de Cultura e Arte) da Universidade Federal do Ceará. Doutor e Mestre em Linguística pela UFC.

Rafael Grohmann

Editor da revista Fronteiras – Estudos Midiáticos. Doutor em Ciências da Comunicação, com estágio de pós-doutorado pela UFRJ. Professor do Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Mediação:

10h30 – Intervalo

11h – Painel 2 – Propagação de informações fraudulentas e os ataques a jornalistas no contexto da democracia em vertigem

Convidados:

Em confirmação

Mediação:

Eulalia Camurça

Doutoranda em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC). Professora do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e editora de telejornalismo do Sistema Verdes Mares.

12h30 – Almoço

14h – Painel 3 – Desertificação da mídia tradicional e os novos arranjos jornalísticos contemporâneos

Convidados:

Roseli Fígaro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado pela Universidade de Provence, França. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho.

Jana Sá

Repórter na Agência de Notícias Saiba Mais e apresentadora do Programa Balbúrdia, no canal do YouTube da Saiba Mais. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020).

Mediação:

Kamila Fernandes

Professora e coordenadora do Curso de Jornalismo da UFC. Doutora em Estudos de Comunicação. Atuou em veículos como Folha de S. Paulo, O Povo e UOL, e hoje é integrante do podcast As Cunhãs.

15h30 – Intervalo

16h – Painel 4 – Fundo público de fomento ao jornalismo e políticas de democratização da comunicação

Maria José Braga

Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e membro do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Helena Martins

Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018). Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Mediação:

Anderson Sandes

Professor do curso de Jornalismo da UFCA. Mestre em Literatura Brasileira pela UFC. Atuou no Jornal de Brasília, Sistema Verdes Mares e TV Ceará. Foi vice-presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (2016/2019).

17h30 – Grupos de trabalho para a construção do Plano de Ação e Luta dos Jornalistas do Ceará

Dia 21 – Domingo

9h – Plenária Final – Aprovação do Plano de Ação e Luta dos Jornalistas do Nordeste

JS/SC, com informações do Sindjorce

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também