Categoria Matriz

Fisioterapeuta do DSAS aponta cuidados relacionados a LER/Dort

Por ALECE
25/02/2022 11:26

Compartilhe esta notícia:

Fisioterapeuta Rosilene Aragão Fisioterapeuta Rosilene Aragão

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) - agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU) - especializada nas questões do trabalho, escolheu a data de 28 de fevereiro, que transcorre nesta segunda-feira, como Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

A Fisioterapeuta do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Rosilene Aragão, ressalta que a data visa  alertar trabalhadores, empregadores e autoridades a respeito da necessidade de adoção dos cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos.

Rosilene Aragão trata do assunto em vídeo produzido pelo DSAS e Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com o apoio da TV Assembleia, no quadro "Dicas de Saúde" desta semana.

Trabalhadores são os mais afetados, aponta levantamento

As Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, segundo levantamento do Ministério da Saúde realizado em 2018. ''São inflamações que afetam punhos, braços, mãos, ombros e pernas. O diagnóstico é dado pelos médicos e o tratamento é feito  por  uma equipe  multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e acupunturistas, dentre outros'', detalha.

O diagnóstico das LER/Dort é basicamente clínico, sendo feito através de estudo da vida profissional pregressa, da história da doença e de exame físico minucioso. Entre os tipos de LER, estão a tendinite (inflamação dos tendões), a bursite (inflamação das bursas, pequenas bolsas que se situam entre os ossos e os tendões das articulações dos ombros) e a miosites (inflamação dos músculos). "A doença se apresenta no início como um cansaço no membro afetado", pontua a fisioterapeuta.

Rosilene Aragão recomenda a prevenção como melhor remédio, além de simples cuidados  como  uma boa postura ao  usar o computador,   exercícios de alongamento, alimentação equilibrada e uma noite de sono tranquila. ''Preste  atenção aos sinais do seu corpo: ele fala'', aponta.

Confira a dica de saúde desta semana no vídeo abaixo da matéria.

Da Assessoria do DSAS, com Núcleo de  Comunicação Interna da Alece

  

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Videos

Veja também