Agenda Cultural

Filmes com trilhas sonoras de Ennio Morricone são opções no streaming

Por ALECE
10/07/2020 16:35

Compartilhe esta notícia:

- Divulgação

O cinema e a música mundiais tiveram nesta semana uma grande perda. O maestro italiano EnnioMorricone, de 91 anos, partiu na segunda-feira (06/07), após sofrer uma queda em sua residência, em Roma e passar alguns dias internado. O compositor deixou um legado de trilhas sonoras marcantes em mais de 500 trabalhos. Suas composições estão presentes em filmes de grandes cineastas, como Sergio Leone, Quentin Tarantino, Roman Polanski, Giuseppe Tornatore e outros.

Conheça alguns destes trabalhos, que estão presentes no serviço de streaming. Os filmes são igualmente interessantes para quem aprecia grande cinema e trilhas sonoras instrumentais de qualidade. Vistos em conjunto, oferecem uma rica amostra da qualidade das trilhas sonoras de EnnioMorricone.

Confira os títulos:

Três Homens em Conflito (1966) – Realizado por Sergio Leone, um dos principais parceiros do compositor, o tema de Três Homens em Conflito é um dos seus mais conhecidos trabalhos, sendo uma das mais famosas da história do cinema. Mesmo aqueles que desconhecem o filmecertamente já ouviram esse tema pelo menos uma vez, pois foi bastante reproduzido desde o seu lançamento. A trilha é vista por especialistas como sinônimo de faroeste. O filme é ainda responsável por lançar ao estrelato o então pouco conhecido ator Clint Eastwood. Onde ver: Telecine Play, Looke, NetMovies / Apple TV (para alugar).

Era uma vez na América (1984)–Também dirigido por Leone, com grande elenco (Robert De Niro, James Woods, Joe Pesci e a então estreante Jennifer Connelly). Morricone encerrou sua parceria com Leone em grande estilo. Em seu último filme, o cineasta italianodeixou o western de lado para se dedicar à máfia, contando a saga de gângsteres judeus na Nova York do começo do século 20 até a década de 1960 (portanto, narrando a trama desde a infância do grupo). Trata-se de um filme ambicioso, feito na esteira de diversas produções relativas à máfia nos anos 1970 e 1980 por cineastas como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese. A trilha deMorricone é marcante, com temas bem definidos e, curiosamente, com um toque sentimental a um gênero violento. Onde ver: Amazon Prime Video e Telecine Play.

Os Intocáveis (1987) – Um dos mais célebres filmes da década de 1980, em que o diretor Brian De Palma retrata o embate entre Eliot Ness (Kevin Costner), agente federal do Tesouro Americano, e Al Capone (Robert De Niro), chefe da máfia. A trilha de Morricone é um personagem à parte e é considerada por muitos como um dos seus cinco melhores trabalhos. Imponente desde a abertura do filme, junto com os créditos, o trabalho passeia por diversos gêneros, desde temas infantis a composições de suspense e recorre a trechos de Ópera em momentos trágicos. Por seu trabalho, o compositor venceu o prêmio Bafta e recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar. Onde ver: Telecine Play / Google Play e Microsoft Store (para alugar).

Cinema Paradiso (1988) – Neste vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro (1989) de Giuseppe Tornatore, o cineasta Salvatore Di Vita (Jacques Perrin) recorda a infância em uma pequena cidade italiana e como descobriu o cinema, na amizade que nutriu com o projecionista Alfredo (Phillipe Noiret). As atuações de Perrin, Noiret e Salvatore Cascio (que interpreta o protagonista quando criança), somadas a um clima onírico e, principalmente, à trilha emocionante de Morricone, tornam este um espetáculo inesquecível, sobretudo no seu trecho final. Onde ver: Now.

Os Oito Odiados (2015) – O retorno de Morricone ao gênero western se deu pelas mãos do cineasta Quentin Tarantino, que o recrutou para um dos seus trabalhos mais controversos. Com grande elenco (Samuel L. Jackson, Jennifer Jason Leigh e Kurt Russell, dentre outros), o filme dividiu a crítica, mas agradou à maioria dos fãs de Tarantino ao mostrar o embate entre personagens arquetípicos da sociedade estadunidense em um cenário inóspito. No entanto, um consenso ficou: a trilha sonora. Mesmo já perto do final da produtiva carreira de Morricone, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood buscou corrigir injustiças anteriores e finalmente deu um Oscar de Melhor Trilha Sonora para o maestro italiano. A obra de Tarantino tem bastante influência dos filmes da dupla Sergio Leone/Morricone. Onde ver:  Amazon Prime Video e HBO GO / Google Play e Apple TV (para alugar).

SC, com informações dos sites Huffpost Brasil e Veja

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

 

Veja também