Agenda Cultural

Exposição sobre Cazuza disponível até o dia 18 de julho

Por ALECE
09/07/2021 17:40 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Exposição está disponível no Espaço Cultural Bruta Flor, no Meireles Exposição está disponível no Espaço Cultural Bruta Flor, no Meireles - Foto: Divulgação

Ele se foi há mais de três décadas, mas seu legado para o rock e a Música Popular Brasileira (MPB) permanecem. A obra de Agenor de Miranda Araújo Neto, o cantor e compositor Cazuza, é apreciada ainda hoje e influenciou gerações por todo o país. Agora, os fortalezenses têm acesso a uma exposição sobre o artista, no mês em que se registram os 31 anos de sua morte, ocorrida em 7 de julho de 1990, em decorrência da Aids.

O cantor fez história ao longo da década de 1980 e com apenas 32 anos deixou uma legião de fãs, além de muitos trabalhos de sucesso que continuam vivos até hoje. Para homenagear o autor e intérprete de canções como "Brasil", "Faz Parte do Meu Show" e "Ideologia", o Espaço Cultural Bruta Flor, localizado no Meireles, em Fortaleza, recebe a exposição “Um trem para as estrelas”.

O acervo reúne itens raros e pessoais de Cazuza, além de discos, VHS e Fita K-7. A mostra também conta com registros de revistas e jornais dos anos 80 e fotos originais do cantor.

Também haverá shows na exposição. No sábado (10/07), às 19 horas, o projeto Altos Versos se apresenta cantando músicas de Cazuza. Após a visita, os visitantes poderão adquirir CDs, DVDs e LPs de Cazuza.

Sobre a exposição

Proprietário do Espaço Cultural Bruta Flor, Cesar Sabino assina a curadoria da mostra. Sabino passou mais de 35 anos colecionando itens de Cazuza e de outros artistas da MPB.

A exposição “Um trem para as estrelas” já foi exibida em São Paulo, em 2013. Foi a primeira vez que os fãs do cantor puderam estar frente à frente com alguns de seus itens pessoais. Durante três meses, os itens da coleção foram expostos. "Um trem para as estrelas”, conforme Cesar Sabino, traz uma versão mais compacta, mas não menos repleta de itens raros.

Fã desde muito jovem, Cesar Sabino comenta que o autor de "Exagerado" e outros nomes como Renato Russo foram artistas que falavam e cantavam para toda uma geração. 

“Um Trem para as Estrelas” foi aberta ao público nesta quarta-feira (07/07) e ficará no Espaço Cultural Bruta Flor até o dia 18 de julho. A exposição demarca a presença do espaço cultural Bruta Flor. Surgido no fim de abril deste ano, o local é composto por galeria de arte, loja de discos, cafeteria, restaurante e bar. 

Saiba mais

Em menos de uma década, Cazuza realizou nove discos, sendo três com o grupo Barão Vermelho. Sua trajetória foi narrada no filme "Cazuza - O Tempo Não Para", de Sandra Werneck e Walter Carvalho. No Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, em 2005, o longa foi agraciado em sete categorias: melhor filme, ator (Daniel de Oliveira), roteiro adaptado, fotografia, montagem, trilha sonora e edição de som.

Serviço: Exposição “Um Trem para as Estrelas”. Até 18 de Julho. Espaço Cultural Bruta Flor (Rua Antônio Augusto, 806, Meireles). Horários:  Quarta-feira (12 horas às 18 horas), quinta-feira a sábado (12 horas às 22 horas) e domingo (12 horas as 16 horas).

SC, com informações do site Minha Cultura e do Diário do Nordeste

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também