Plataforma Siará+ está disponível com obras do audiovisual cearense
Por Núcleo de Comunicação Interna com informações da Secult08/08/2025 17:00 | Atualizado há 10 horas
Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou a Siará+, plataforma de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual cearense. A iniciativa é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Cineteatro São Luiz, em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
A proposta do novo streaming é democratizar o acesso à cultura local, oferecendo um catálogo inicial de 50 títulos, incluindo curtas e longas-metragens, ficções, documentários e animações. O destaque na lista são as obras de cineastas renomados como Rosemberg Cariry, Karim Aïnouz, Armando Praça, Amanda Pontes, Allan Deberton e Bárbara Cariry, entre outros.
Dividido em coleções temáticas como Patrimônio, História e Consciência Social, o acervo celebra a diversidade e a riqueza cultural do Ceará, promovendo a memória e o fortalecimento do setor audiovisual.
A Siará+ procura ter um caráter educativo, oferecendo conteúdo complementar pedagógico, como informações sobre obras, autores e equipes técnicas, voltado para escolas, universidades e cineclubes. A plataforma também integra o Projeto São Luiz Itinerante, que leva exibições a espaços não comerciais, ampliando o alcance do cinema cearense.
Como acessar
Para acessar a Siará+ basta realizar um cadastro gratuito no site www.siaramais.cultura.ce.gov.br. Inicialmente, a plataforma está disponível em navegadores de computadores, celulares e smart TVs, com opção de espelhamento para outros dispositivos.
De acordo com informações do site da Secretaria de Cultura, novos títulos serão adicionados no futuro por meio de chamadas públicas, como a que selecionará 30 curtas-metragens produzidos entre 2020 e 2025.
A Siará+ é uma ferramenta poderosa de valorização da produção local. A plataforma oferece acesso gratuito e promove a identidade cultural cearense. Ao mesmo tempo fomenta oportunidades para realizadores e engaja o público em narrativas autênticas e impactantes.
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem