Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Exibição de documentário marca encerramento da semana dos pais

Por ALECE
13/08/2021 19:10

Compartilhe esta notícia:

Ação foi promovida pelo MMLC em homenagem aos pais, com o apoio da Assalce Ação foi promovida pelo MMLC em homenagem aos pais, com o apoio da Assalce - Foto: Máximo Moura

Uma tarde diferente para os colaboradores terceirizados da Assembleia Legislativa do Ceará, da empresa Certa, marcou esta sexta-feira (13/08). Em comemoração ao Dia dos Pais (8 de agosto), o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) promoveu um encontro para exibição do documentário "O Silêncio dos Homens" e entrega de brindes aos colaboradores da Casa. A ação contou com o apoio da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce).

A presidente do MMLC e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, fez uma saudação aos profissionais na abertura do evento, realizado no Auditório João Frederico Ferreira Gomes (anexo 2 da Alece). Os terceirizados ocuparam as cadeiras no local de forma alternada, mantendo o distanciamento social e as medidas de combate ao Coronavírus. "Esse é o momento de parabenizar aos pais pela missão que desempenham, que é árdua, porém cheia de afetividade", afirmou Cristiane, para quem o trabalho dos colaboradores ajuda o conjunto de servidores da Casa no desempenho das suas funções.

O presidente da Assalce, Luis Edson Sales, fez um balanço das ações realizadas desde fevereiro deste ano na Casa, na gestão do presidente Evandro Leitão (PDT). Ele destacou o papel de Cristiane Leitão e das demais componentes do MMLC em ações voltadas a garantir melhor condição de saúde aos servidores e colaboradores da Alece. "A Casa está voltada para a saúde daqueles que atuam aqui, para que tenham saúde física e mental", afirmou. Luis Edson pontuou ainda que a Assalce envolve os terceirizados nas atividades que realiza, promovendo a integração entre estes e os servidores do Poder.

Coube à presidente de honra do Movimento, ex-deputada estadual Meire Costa Lima, parabenizar os terceirizados pelos seus desempenhos enquanto pais. Ela reforçou o cuidado que a Assembleia tem tido com as pessoas que atuam no Poder Legislativo, e destacou a necessidade de que os pais mantenham os cuidados necessários com suas famílias no que se refere à pandemia da Covid-19. "O que vejo hoje são mudanças muito boas na Casa", afirmou, citando ações desenvolvidas por Evandro Leitão e Cristiane Leitão.

Documentário estimula reflexão sobre a paternidade

Na tela grande do Auditório, a exibição de "O Silêncio dos Homens" foi acompanhada atentamente pelos participantes. Em cena, depoimentos verídicos de pais que lidam com as mudanças ocorridas durante décadas no exercício da paternidade. O documentário, que está disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=NRom49UVXCE), traz depoimentos de homens e profissionais ligados à saúde mental e sociologia, além de dados de uma pesquisa do Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP (Universidade de São Paulo), que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões relacionadas à masculinidade. A produção dirigida por Ian Leite e Luíza de Castro demonstra quais os impactos da educação pautada em desigualdade de gênero sobre a identidade dos homens, e como essas consequências contribuem para a permanência da cultura de violência que afeta homens e mulheres.

De forma intercalada ao longo do filme, a secretária do MMLC, Viviane Vale, fez uma exposição sobre as questões levantadas na obra, destacando a busca de que homens e mulheres possam crescer juntos, superando obstáculos comuns. Ela convidou a plateia a se questionar sobre que tipo de pai cada um está sendo, para que sejam criados referenciais próprios de paternidade e de construção de uma nova masculinidade.

O presidente da Assalce, Luis Edson Sales, a primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão, e o coordenador de serviços gerais da Alece, Roberto Ferreira, também fizeram comentários sobre o documentário e estimularam os presentes a um relacionamento mais afetivo com filhos e filhas. "É necessário que procuremos expressar nossos sentimentos aos filhos", pontuou Luis Edson, apontando esta como uma mudança em relação à prática adotada por gerações anteriores. A vice-presidente do MMLC, Adriana Pedrosa, também comandou a atividade.

Outras atividades

Ao longo da semana, foram realizadas outras ações em homenagem ao Dia dos Pais.

A Célula de Qualificação dos Servidores, da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Alece, realizou, na terça-feira (10/08), Webinar sobre “A paternidade na visão sistêmica". O tema foi abordado pelo advogado e constelador do programa Olhares e Fazeres do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), José Iranildo Sousa da Silva, e pela advogada e integrante do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gabriela Lima.

O  MMLC, em parceria com a Assalce, promoveu na quinta-feira (12/08), no  hall do Plenário 13 de maio,  uma  homenagem aos pais que são servidores da Casa. Ao longo da manhã, parlamentares e servidores do Poder Legislativo receberam brindes e foram recepcionados na entrada do Edifício Senador César Cals,  onde fica a sede do Poder Legislativo, com apresentação instrumental de saxofone.

Confira o documentário "O Silêncio dos Homens" no YouTube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=NRom49UVXCE.

 

SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também