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Estudantes de Direito da Unifor realizam sessão plenária simulada na Alece

Por ALECE
03/05/2022 11:15 | Atualizado há 1 ano

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Sessões simuladas foram realizadas nesta segunda-feira (02/05) Sessões simuladas foram realizadas nesta segunda-feira (02/05) - Foto: Edson Júnior Pio

Estudantes da disciplina de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor) participaram, nesta segunda-feira (02/05), de uma sessão simulada no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, onde, por algumas horas, assumiram o lugar de parlamentares e debateram temas da atualidade na tribuna. A atividade envolveu duas turmas do terceiro semestre do curso de Direito, com cerca de 50 alunos.

Conforme a professora e responsável pela turma, Tainá Simões Sales, essa prática simulada faz parte da disciplina e é feita todos os semestres com os estudantes. “O Processo Legislativo e o ordenamento jurídico são parte do conteúdo, e a metodologia consiste em escolhermos um projeto de lei atual e colocar os alunos para simularem uma votação”, disse.

Segundo ela, a prática geralmente acontece nos auditórios da Unifor, mas surgiu a oportunidade de trazer a experiência para o plenário da Alece. “Está sendo muito legal, pois é importante que os estudantes sintam esse ambiente, vivenciem esse cenário real de articulação política, então essa foi uma grande oportunidade e está sendo uma experiência enriquecedora para eles”, considerou.

Para a estudante Letícia Freitas, 20 anos, poder estar no plenário do Poder Legislativo, como parte da disciplina, é uma grande oportunidade. “Nós começamos nosso curso na pandemia, no formato on-line, depois migramos para o formato híbrido, então essa foi uma grande chance que nos deram, pois não sabemos quando teríamos outra oportunidade de estar aqui e conhecer o lugar onde as leis do nosso Estado são criadas”, frisou.

Já Laura Maia, 20 anos, também aluna do curso, ressaltou que, apesar de ainda estarem no terceiro semestre, a experiência é marcante. “É muito interessante e dá um pouco de ansiedade estar aqui e sentir a realidade, assim como poder ensaiar para a vida que teremos posteriormente, após a faculdade”, disse.

Abertura ao público jovem

O chefe da Divisão de Expediente Legislativo, Bebeto Portela, lembrou que não é a primeira vez que a Alece acolhe ações desse tipo. “Antigamente tínhamos o Parlamento Jovem, programa por meio do qual estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas debatiam temas pertinentes à juventude em sessões plenárias aqui na Casa. O Parlamento e sua História foi outro projeto que trouxe estudantes à Alece para apresentar a eles o Parlamento e seu funcionamento”, lembrou.

Segundo ele, a Alece sempre busca o maior alcance possível entre as pessoas, de forma a apresentar as atividades da Casa, e isso inclui o público jovem.

Durante as práticas da manhã de hoje, os estudantes simularam uma sessão plenária do Senado Federal. Durante a sessão, foi votado projeto de lei do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), que trata da obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 em crianças. Os estudantes tiveram a oportunidade de se manifestar na tribuna e seguir outros ritos do plenário.

Outra prática simulada foi realizada na noite desta segunda-feira.

Da Agência de Notícias da Alece

 

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