Categoria Matriz

Especialista orienta cuidados para motoristas, ciclistas e motociclistas

Por ALECE
25/08/2022 10:59 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Orientações são do jornalista Robério Lessa, servidor da Alece Orientações são do jornalista Robério Lessa, servidor da Alece - Foto: Divulgação/ Icetran

Ruas e avenidas em bom estado de conservação, bem sinalizadas e iluminadas podem contribuir para a redução de acidentes em vias públicas. Mas o principal fator para a preservação do bem estar de todos os usuários, motoristas, passageiros e pedestres, ainda é o respeito à legislação de trânsito que impõe normais universais de segurança ao conduzir veículos e trafegar.

O jornalista Robério Lessa, servidor da Assembleia Legislativa do Ceará e especialista em automobilismo e trânsito, traz orientações para condutores. Segundo ele, a primeira grande dica para reduzir os acidentes é o respeito ao limite de velocidade das faixas. Robério destaca casos de ciclistas e motoqueiros que trafegam nas faixas da esquerda, em baixa velocidade, o que não é adequado.  "Fazem isso como se aquela faixa fosse dar mais segurança, mas isso é um engano", acentua.

Ele salienta aponta a existência de ciclistas que imaginam ter o direito de passar em cima da faixa de pedestres. "É um erro. A faixa é exclusiva para pedestres. Se ele quer passar de uma via a outra, deve descer da bicicleta, podendo, assim utilizar a faixa. Isso possibilita, inclusive, a realização de uma manobra evasiva mais rápida, se houver algum imprevisto que exponha a pessoa a risco", aponta.

Cuidados dos ciclistas e motociclistas

Robério Lessa salienta ainda que todos os ciclistas devem se locomover utilizando a faixa da direita, salvo se houver ciclofaixa no lado esquerdo da via. Outro fator de risco, que não é permitido pela legislação de trânsito, mas que continua ocorrendo muito, é a presença de crianças menores de dez anos de idade na garupa, e até mesmo no colo do passageiro, observa. "Só é permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito que crianças acima desta faixa etária sejam transportadas em moto. As crianças de idade inferior a essa, em hipótese alguma", adverte.

Para as crianças que podem ser transportadas em motocicletas, é imprescindível o uso de capacete com tamanho adequado. "Muitas vezes, se usam capacetes de adultos em crianças, que não dão nenhuma segurança. O capacete precisa estar afivelado e preso à cabeça. Há casos de traumas cranianos que ocorrem em pessoas utilizando capacetes não ajustados e soltos", assevera.

Outra recomendação que o jornalista dá aos motoqueiros é prudência ao ultrapassar um veículo maior. "Se o motorista sinalizar, é importante deixá-lo concluir a manobra, porque em muitas oportunidades a motocicleta está em um chamado ponto cego, que impossibilita a visualização do veículo menor", exemplifica. 

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também