Especialista em trânsito aponta cuidados diante da redução de velocidade em Fortaleza
Por Paulo Veras, com informações da Prefeitura de Fortaleza22/05/2023 11:43
Compartilhe esta notícia:
Como parte das ações do "Maio Amarelo - No Trânsito, Escolha a Vida", campanha institucional que tem sua décima edição este ano, a Prefeitura de Fortaleza iniciou neste mês a implantação de ações e obras que têm por objetivo diminuir acidentes e, sobretudo, vítimas fatais no trânsito. O jornalista Robério Lessa, servidor da TV Assembleia e especialista em trânsito e automobilismo, aponta os cuidados que devem ser adotados diante da nova legislação.
Uma das principais ações é a diminuição da velocidade máxima em vias importantes da cidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o excesso de velocidade é responsável por uma a cada quatro mortes por sinistros no trânsito.
Para Robério Lessa, é inegável que a redução da velocidade diminui o número de acidentes. No entanto, ele ressalta que essa ação isoladamente não é capaz de resolver o problema. “Não basta reduzir a velocidade se não houver ações paralelas em conjunto”, diz o especialista. Até o fim de 2023, haverá redução da velocidade em mais de 60 vias da capital cearense.
Números
Segundo a OMS, uma readequação de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance de o pedestre sobreviver a um atropelamento. A medida já é válida em algumas vias da capital cearense. Em maio, o limite está sendo readequado nas avenidas Dom Manuel, Aguanambi, 13 de Maio e Porto Velho.
Além disso, obras de sinalização e infraestrutura, bem como ações de educação viária, fiscalização preventiva e comunicação, estão sendo incrementadas neste mês, como, por exemplo, a renovação da sinalização horizontal e vertical incluindo 673 cruzamentos da cidade.
São estas ações que também devem receber atenção especial e permanente relata Robério Lessa. Para ele, fiscalizar e educar continuam sendo fundamentais para se ter um trânsito seguro. “Por que não criar barreiras entre vias para estimular o uso das passarelas pelos pedestres?”, questiona o jornalista.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), com as ações e intervenções realizadas, Fortaleza teve uma redução significativa nos óbitos por acidentes no trânsito nos últimos anos. Em 2014 foram registradas 377 mortes. No ano passado, o número foi 150 óbitos, uma queda de 58% nos casos com vítimas fatais.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna