Categoria Matriz

Especialista defende reforço com cuidados no trânsito durante chuvas

Por ALECE
23/02/2022 14:46 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

O jornalista Robério Lessa, da Assembleia Legislativa do Ceará, especialista em automobilismo e segurança no trânsito, apresenta algumas orientações úteis para trafegar em dias chuvosos. Se em dias de sol guiar um veículo requer muita atenção, os cuidados têm de ser redobrados quando chove, a começar pela visão, que é prejudicada, requerendo o acionamento dos limpadores do pára-brisa e do desembaçador do vidro traseiro, acentua.

A primeira e mais básica informação a ser assimilada, de acordo com o jornalista, é que a água na pista vai fazer com que os pneus diminuam a aderência ao piso e isso leva a uma série de práticas defensivas a serem adotadas.

A principal delas, diz Robério Lessa, é a redução da velocidade. "Com menos atrito entre os pneus e o solo, o veículo (carro, moto, ônibus e caminhão, dentre outros) vai levar mais tempo até parar completamente e se seu carro estiver com pneus gastos em demasia, esse perigo é ampliado exponencialmente", alerta.

Ele explica que dirigir próximo ao veículo à frente se tornou um vício comum, sendo um dos motivos que leva aos engavetamentos e pequenas batidas. "O problema é que sob chuva, a possibilidade aumenta porque alia-se a falta de aderência e a visão prejudicada ao pouco espaço para frear por completo.  Assim, trate de manter-se mais distante do carro que está à frente. Marque um ponto fixo quando este veículo cruzar e conte, pausadamente, até a passagem do seu. Não conseguiu contar até seis nesse tempo? Então você deve dar mais espaço", explica.

Quando a situação requer maiores cuidados

Em chuvas fortes, orienta o especialista, a visibilidade fica quase nula e em certos casos nem mesmo o limpador de pára-brisas consegue limpar o volume de água, tornando sua condução extremamente perigosa. "O melhor a fazer nesse caso é parar o carro em um lugar seguro, posto de gasolina, estacionamento, por exemplo, e esperar a chuva passar. Caso só tenha o acostamento para parar lembre-se de ligar o pisca-alerta para que os outros veículos vejam você. E na hora de sair desligue o pisca-alerta, jamais ande com ele acionado", acentua.

Outro detalhe que não deve ser esquecido é o de ligar os faróis baixos. "Nada de farol alto", orienta. Com isso, aumenta a visibilidade de seu veículo pelos outros.  "Não se deve ligar o farol alto porque a luz forte reflete diretamente nas gotas de chuva, prejudicando a sua visão e daqueles ao seu redor", explica.

Robério Lessa recomenda ainda que se evite trafegar por lugares alagados.  "Trechos com água podem esconder buracos ou algum objeto e assim danificar seu veículo, além do risco de entrar água para o interior e danificar componentes elétricos. Não se arrisque, espere a chuva passar e, nesse caso, a água escorrer", frisa.

No entanto, se não houver alternativa e você for obrigado a cruzar um trecho alagado faça isso usando a primeira marcha e acelerando forte e controlando a velocidade baixa até transpor o trecho, aponta o especialista. "Nada de trocar a marcha, pois a água, na troca, pode entrar pelo cano de escapamento e fazer com que o carro estanque, deixando-o dentro da água", recomenda Robério Lessa.

JS         

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também