Espaços públicos da Secult Ceará celebram 100 anos do Cinema Cearense
Por Salomão de Castro, com informações do Governo do Estado14/10/2024 16:29 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:
A “Terra da Luz” testemunha um importante marco temporal em sua cultura. 2024 efetiva as comemorações dos 100 anos do Cinema Cearense. Para celebrar este momento, espaços públicos da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) exibem filmes realizados por talentos da sétima arte local. As salas do Cinema do Dragão e o Cineteatro São Luiz reúnem uma rica programação. O público tem acesso a produções que entraram no circuito nacional e internacional, destacando a diversidade das produções e os contínuos investimentos destinados ao setor audiovisual pelo Governo do Ceará.
Essa mágica jornada é simbolizada pelo dia 15 de outubro, que transcorre nesta terça-feira. Nesse dia, há exatos 100 anos, aconteceu a primeira exibição de um filme dirigido por um cearense. No extinto Cine Moderno, Adhemar Bezerra de Albuquerque (1893-1975) projetou o filme “Temporada de futebol maranhense no Ceará”.
Aquela sessão iniciava uma história que continua sendo escrita até hoje, influenciando gerações de cineastas e profissionais do audiovisual. A data foi instituída como o “Dia do Audiovisual Cearense”, conforme a Lei n.º 14.166, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno (PT).
O Cinema do Dragão festeja o dia 15 com mostra, a preços promocionais, que reúne oito longas-metragens. O Cineteatro São Luiz sedia o Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará – Sinistro Fest, além do lançamento do PodCast “Perfil de Cinema” (parceria com a Rádio Universitária FM) e da mostra “A Cinemateca é Brasileira”.
Cineteatro São Luiz
O Cineteatro São Luiz mergulha em uma experiência simbólica, histórica, sensorial e artística. Único remanescente da era de ouro dos cinemas de rua no Ceará, esta importante sala de exibição brasileira oferece uma vasta programação de cinema gratuita ao longo de outubro.
O Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará é uma das atrações. Durante sete dias, o evento exibe 79 produções que transitam entre fantasia, suspense, ficção científica e terror. São longas e curtas-metragens, tanto internacionais quanto nacionais, incluindo produções cearenses.
Até 26 de outubro, é a vez da segunda edição da mostra “A Cinemateca é Brasileira”, com o título “Resistências Cinematográficas”. Dando início à programação da 34ª edição do Cine Ceará, parceiro da iniciativa, quando serão exibidos longas e curtas-metragens que revelam diversas abordagens da vocação democrática do país e sua resistência a retrocessos autoritários, especialmente em relação ao Regime Militar (1964-1985).
“Mais Pesado é o Céu” (2023), de Petrus Cariry, é um dos longas que serão exibidos - Foto: Divulgação
Oferecendo ao público a chance de rever essas produções em sessões gratuitas, reforçando o compromisso do Cineteatro São Luiz em democratizar o acesso ao cinema, e ressaltando as produções do audiovisual no Ceará, o Cineteatro realiza até o final de outubro a programação especial “Ficções Cearenses”, que acontece entre os dias 15 e 26.
Composta por 11 longas-metragens de 12 cineastas do estado, a exibição foi criada pela curadoria de cinema do São Luiz e inclui obras do gênero ficção que estrearam no circuito exibidor brasileiro, nos últimos cinco anos.
Cinema do Dragão
Cinema público da capital com 11 anos de trajetória, o Cinema do Dragão, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac), também é peça fundamental na cultura cinematográfica dos cearenses. Este território cultural tornou-se um dos principais espaços de acesso a importantes títulos da cinematografia mundial.
Com média de quatro mil espectadores mensais em suas duas salas, o Cinema do Dragão prioriza a exibição de longas nacionais, com atenção aos filmes do Ceará. Para celebrar o Dia do Cinema Cearense, o equipamento exibe produções que destacam os talentos da nossa sétima arte.
Ao longo do dia 15 de outubro, a partir das 14 horas, o público poderá conferir os filmes “Vermelho Monet” (2022), de Halder Gomes; “A Filha do Palhaço” (2022), de Pedro Diógenes; “Motel Destino” (2024), de Karim Aïnouz e “Estranho Caminho” (2023), de Guto Parente.
Serviço: Dia do Cinema Cearense. Data: 15 de outubro (terça-feira). Horário: A partir das 14 horas. Local: Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – Fortaleza – CE). Ingressos à venda na bilheteria física do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.com (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao), acrescido de taxa administrativa.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024