Categoria Matriz

Escritório Frei Tito relata aumento nas violações de direitos humanos na pandemia

Por ALECE
11/02/2021 14:25 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Escritório comemorou 20 anos de atuação em dezembro de 2020, com seminário que tratou de temáticas ligadas aos direitos humanos Escritório comemorou 20 anos de atuação em dezembro de 2020, com seminário que tratou de temáticas ligadas aos direitos humanos - Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, órgão permanente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, presta assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial às comunidades vulnerabilizadas, aos grupos, coletivos, movimentos e indivíduos em casos emblemáticos de violações de direitos humanos.

O  escritório tem acompanhado o aumento das demandas relacionadas  à violação dos direitos humanos desde o início da pandemia do Coronavírus, a partir de março de 2020.

A advogada e coordenadora do Frei Tito, advogada Talita de Araújo Maciel, informa que apesar da pandemia, o escritório permaneceu com suas atividades, ofertando atendimento ao público de forma remota por email ou telefone. A depender da situação, uma equipe pode se deslocar até a comunidade  para atendimento in loco ou presencial na própria Assembleia Legislativa.

''Foi necessário refazer a dinâmica do Escritório durante o período de pandemia para conseguirmos atender os casos. Muitas comunidades  passaram a nos procurar  com  demandas específicas de acesso a insumos e kits de higiene", recorda.

Outras demandas recebidas pelo escritório incluem casos de reintegração de posse de comunidade ameaçada de remoção, demandas vindas do sistema prisional, maus tratos, casos de Covid e suspensão de visitas em penitenciárias'', destaca.

Perspectivas para 2021

No pico da pandemia do Coronavírus, Talita de Araújo Maciel informa que o Escritório recebeu demandas expressivas relacionadas à saúde no que diz respeito ao atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao aumento de casos de violência familiar e institucional.

A coordenadora do Frei Tito prevê que as demandas de  violação de direitos humanos sejam acentuadas em 2021, mas reforça o compromisso  na defesa dos direitos do cidadão cearense. ''Há uma gama de violações em várias frentes de luta nas comunidades em que o Escritório espera contribuir, acompanhar, demandar do poder público, fazer a relação institucional com o sistema de justiça no sentido de resolver os conflitos apresentados, enfim,  fazer uma retaguarda importante para minimizar os casos'', pontua a coordenadora do equipamento.

Escritório comemorou 20 anos de atuação em 2020

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar celebrou 20 anos. Na ocasião, a data foi marcada por um seminário realizado no dia 8 de dezembro, com o tema “Conjuntura atual e a defesa de direitos humanos”. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, deputado estadual Renato Roseno (Psol), lembrou o contexto histórico que desencadeou a criação do escritório.

No seminário, a coordenadora do Escritório, Talita Maciel, destacou a importância de comemoração dos 20 anos em um momento tão difícil para a luta pelos direitos humanos no Brasil, e lembrou das populações mais vulneráveis, como quilombolas, comunidades atingidas por grandes obras, sem terras e os povos tradicionais, dentre outros. Ela afirmou que o escritório tem estado junto a comunidades, coletivos e organizações, e que o direito é uma luta constante e deve ser acessível a todos. 

Saiba mais

O Escritório Frei Tito foi criado em 2000, a partir de um convênio entre a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Recentemente, o Escritório recebeu voto de louvor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - secção Ceará. A menção honrosa foi aprovada, por unanimidade pelo  plenário do Tribunal de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (TPD), que integra a autarquia dos advogados no Estado.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também