Escritório Frei Tito relata aumento nas violações de direitos humanos na pandemia
Por ALECE11/02/2021 14:25 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, órgão permanente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, presta assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial às comunidades vulnerabilizadas, aos grupos, coletivos, movimentos e indivíduos em casos emblemáticos de violações de direitos humanos.
O escritório tem acompanhado o aumento das demandas relacionadas à violação dos direitos humanos desde o início da pandemia do Coronavírus, a partir de março de 2020.
A advogada e coordenadora do Frei Tito, advogada Talita de Araújo Maciel, informa que apesar da pandemia, o escritório permaneceu com suas atividades, ofertando atendimento ao público de forma remota por email ou telefone. A depender da situação, uma equipe pode se deslocar até a comunidade para atendimento in loco ou presencial na própria Assembleia Legislativa.
''Foi necessário refazer a dinâmica do Escritório durante o período de pandemia para conseguirmos atender os casos. Muitas comunidades passaram a nos procurar com demandas específicas de acesso a insumos e kits de higiene", recorda.
Outras demandas recebidas pelo escritório incluem casos de reintegração de posse de comunidade ameaçada de remoção, demandas vindas do sistema prisional, maus tratos, casos de Covid e suspensão de visitas em penitenciárias'', destaca.
Perspectivas para 2021
No pico da pandemia do Coronavírus, Talita de Araújo Maciel informa que o Escritório recebeu demandas expressivas relacionadas à saúde no que diz respeito ao atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao aumento de casos de violência familiar e institucional.
A coordenadora do Frei Tito prevê que as demandas de violação de direitos humanos sejam acentuadas em 2021, mas reforça o compromisso na defesa dos direitos do cidadão cearense. ''Há uma gama de violações em várias frentes de luta nas comunidades em que o Escritório espera contribuir, acompanhar, demandar do poder público, fazer a relação institucional com o sistema de justiça no sentido de resolver os conflitos apresentados, enfim, fazer uma retaguarda importante para minimizar os casos'', pontua a coordenadora do equipamento.
Escritório comemorou 20 anos de atuação em 2020
O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar celebrou 20 anos. Na ocasião, a data foi marcada por um seminário realizado no dia 8 de dezembro, com o tema “Conjuntura atual e a defesa de direitos humanos”. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, deputado estadual Renato Roseno (Psol), lembrou o contexto histórico que desencadeou a criação do escritório.
No seminário, a coordenadora do Escritório, Talita Maciel, destacou a importância de comemoração dos 20 anos em um momento tão difícil para a luta pelos direitos humanos no Brasil, e lembrou das populações mais vulneráveis, como quilombolas, comunidades atingidas por grandes obras, sem terras e os povos tradicionais, dentre outros. Ela afirmou que o escritório tem estado junto a comunidades, coletivos e organizações, e que o direito é uma luta constante e deve ser acessível a todos.
Saiba mais
O Escritório Frei Tito foi criado em 2000, a partir de um convênio entre a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Recentemente, o Escritório recebeu voto de louvor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - secção Ceará. A menção honrosa foi aprovada, por unanimidade pelo plenário do Tribunal de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (TPD), que integra a autarquia dos advogados no Estado.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna