Coordenadoria de Comunicação Social

Equipe da FM Assembleia é uma das vencedoras do Prêmio Gandhi 2021

Por ALECE
08/12/2021 16:05

Compartilhe esta notícia:

Equipe da Rádio FM Assembleia com os certificados emitidos pelo Prêmio Gandhi Equipe da Rádio FM Assembleia com os certificados emitidos pelo Prêmio Gandhi - Foto: Kássia Braga / Rádio FM Assembleia

A Rádio FM Assembleia 96,7 está entre as vencedoras do Prêmio Gandhi 2021 de Comunicação, da Agência da Boa Notícia, conforme resultado anunciado nesta terça-feira (07/12), durante solenidade realizada no Shopping RioMar. Com o trabalho "A vida depois dos 18: Um lar para quem não foi adotado", do jornalista Sílvio Augusto, com equipe composta por Rafael Luís Azevedo, Ronaldo César e Jorge Luiz Costa Lima, a emissora foi a segunda colocada na categoria Radiojornalismo.

Neste ano, o prêmio recebeu 151 inscrições em nove categorias, que abraçaram a causa da cultura de paz no dia a dia de seu trabalho. A coordenadora do prêmio, jornalista Angela Marinho, reafirma que mesmo com a redução de casos de transmissão e internações na pandemia, que permitiu a entrega dos prêmios de forma presencial, houve algumas restrições necessárias.
"Agradecemos a participação e pedimos para que se mantenham dentro dos princípios da produção de notícias que promovam a paz e o respeito pelo próximo”, salienta a organizadora.

Reconhecimento
O gerente geral da Rádio FM Assembleia 96,7, Rafael Luís Azevedo, comemora o reconhecimento, especialmente por ter sido a primeira reportagem especial produzida pelo jornalista Sílvio Augusto em sua carreira, e a primeira dele em 14 anos de Rádio FM Assembleia. "Por sinal, já é a segunda premiação que esta reportagem recebe, depois do Prêmio Adpec, da Defensoria Pública do Ceará. Espero que o feito inspire os demais servidores da rádio, que agora também estão sendo envolvidos com produções especiais", afirma. No Prêmio Adpec, a reportagem ficou com a segunda colocação.

Rafael Luís observa que a reportagem "A vida depois dos 18: Um lar para quem não foi adotado" destaca a história das desconhecidas repúblicas de Fortaleza, mantidas pela Prefeitura, que atendem a jovens de abrigos que atingem a maioridade sem que sejam adotados. "Então, gostaria de dividir o reconhecimento com a própria Prefeitura, pela iniciativa, e também com a Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual, que fizeram valer a necessidade do projeto", pontua.

Sobre a elaboração e desenvolvimento da reportagem

O jornalista Sílvio Augusto celebra o reconhecimento da equipe da emissora do Poder Legislativo pelo Prêmio Adpec. De acordo com o comunicador, a escolha do tema para o trabalho desenvolvido pela equipe partiu do gerente geral da emissora, Rafael Luís Azevedo. A partir de conversas entre os dois, foram procurados entrevistados e o conteúdo passou a ser executado.


Sílvio Augusto explica que é a sua segunda participação em prêmios, após a primeira, no Prêmio Adpec. "Conquistar esse resultado foi fantástico. Ser premiado duas vezes seguidas é um presente de Deus para mim e um crescimento profissional muito grande", explica Sílvio, agradecendo a Rafael e aos colegas que atuam na emissora pela vitória. De acordo com ele, o conteúdo foi produzido num período de 15 a 20 dias, envolvendo a produção e entrevistas com adolescentes residentes em um abrigo voltado a pessoas que têm até 18 anos de idade.

Conforme o jornalista, narrar as trajetórias de adolescentes que permanecem em um abrigo foi um desafio. "Entrevistar os adolescentes que vivem nesse abrigo mesmo depois dos 18 anos, ouvindo cada um falar sobre como é a vida lá dentro e o que pretendem fazer quando saírem de lá foi muito emocionante", pontua, citando que o trabalho o remeteu à canção "Dias Melhores", do grupo Jota Quest.

Ele destaca que Ronaldo César e Jorge Luiz Costa Lima atuaram na edição e na sonoplastia, assegurando a qualidade do resultado final. Ele acentua ainda que a FM Assembleia está de parabéns por se destacar frquentemente entre as emissoras cearenses durante as premiações jornalísticas.

A matéria produzida pela FM Assembleia pode ser acessada através do link https://open.spotify.com/episode/335qfOYr8IFfN1ymGQvHAa .

Vencedores

Categorias profissionais

Radiojornalismo
1. Carla Soraya, Igor Silveira, Tiago Lima e Débora Britto, da Rádio Jovem Pan News, com a série “Geopolítica da fome: de Josué de Castro à pandemia de Covid-19”.
2. Sílvio Augusto Couto, Rafael Luis, Ronaldo César e Jorge Luiz, da Rádio FM Assembleia, com a produção “A vida depois dos 18: um lar para quem não foi adotado”.
3. Lyana Ribeito, Daniela de Lavor e Beatriz Ireneu, da rádio Verdes Mares, com a reportagem especial “Para além de ser”.

Comunicação Interna
1. Equipe de Comunicação Interna do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, com a produção “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”.
2. Equipe de Comunicação Interna da FIEC, com a produção “Qualificação profissional nos presídios amplia horizontes de internos cearenses”.
3. Equipe de Comunicação Interna da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, com a produção “Mais de 850 cestas arrecadadas durante campanha alimentação são entregues às instituições do CEU”.

Conteúdo Online
1. Irna Cavalcante, com a reportagem “O impacto da pandemia na carreira das mulheres”, publicada no portal O Povo, com edição de Adailma Mendes, Regina Ribeiro e Beatriz Cavalcante; fotografia e vídeo de Francisco Fontenele e Thais Mesquita.
2. Elizabeth Oliveira, com a reportagem “Campanha em Manaus conecta agricultores orgânicos a comunidades em insegurança alimentar”, publicado no site ((O))Eco, com sede em Niterói (RJ).
3. André Jonathas Costa, com a reportagem “Abolição no Ceará: histórias de protagonismos de pessoas negras”, publicado no Serifascast, com sede em Fortaleza.

Telejornalismo
1. Lyana Ribeiro, Alessandra Castro, Antônio de Sousa, Aldeson Matos e César Lima, com a produção “Projeto Elas - violência contra a mulher”, exibida na TV Diário.
2. Amanda Nogueira, Danielle Campos, Tony Arruda, Rômulo Dias, Jarbas Melo e Edson Oliveira, com a produção “Nós existimos”, exibida na TV Fortaleza.
3. Aline de Oliveira, Alessandro Torres, Camila Lima, Nilton Alves, Susy Costa, Otávio Augusto, Victória Régia, com a produção “Solidariedade na pandemia”, exibida na TV Verdes Mares.

Fotojornalismo
1. Fabiane de Paula, Camila Lima e Thiago Gadelha, pela fotorreportagem “O que te faz sorrir?”, publicada no jornal Diário do Nordeste.
2. José Sérgio da Cunha Júnior, com a foto “Tradução dos carpinteiros navais em Icapuí”, publicada no Jornal Diário do Nordeste.
3. Fábio Procópio de Lima, com a foto “Um dia pra comemorar”, publicada no O Povo.

Jornalismo Impresso
1. Beatriz Jucá, com a reportagem “Faremos de tudo para ter todos de volta: uma rede de estudantes nas ruas para combater a evasão escolar”, publicada no jornal El País Brasil/Ceará.
2. Gabriela Custódio, autora da reportagem “Esperança vigiada: o que pensam e sentem os vacinadores”, publicada no jornal O Povo.
3. Irna Cavalcante, com a reportagem “Hidrogênio Verde: o caminho do Ceará para conquistar o mundo com energia limpa”, publicada no Jornal O Povo.

Categorias de estudantes
Estudante - Mídia Impressa
1. Alunos de Jornal Laboratório da UFC, com a produção “Impressões Sustentabilidade”, com os professores Eugênia Cabral e Edgar Patrício.
2. Alunos da disciplina Jornalismo Especializado da UNI7, com a reportagem Sobre Vidas - Histórias de Superação em Tempos de Pandemia”, publicada na revista Matéria Prima, com a professora Ana Márcia Diógenes.
3. Pedro Gehm de Melo Rocha e Beatriz Bandeira de Freitas, com a reportagem “Pobreza menstrual atinge uma entre quatro mulheres no Brasil”, na disciplina de Jornalismo Impresso da Unifor, com o professor Alejandro Sepúlveda.

Estudante - Mídia Eletrônica
1. Antônio Leonardo de Sousa Reis, que representa a turma do “Laboratório Multimídia”, da UFC, com a produção “Fome de Quê?”.
2. José William Barros, representante da turma de Telejornalismo II da UFC, com o professor Pedro Vasconcelos, autores da produção “Ocupa Marighella”.
3. Nathally Kimberly, representante da turma “Formato Sonoro”, da UFC, com o podcast “Essenciais”.

Estudante - Trabalho de Conclusão de Curso
1. Arthur de Moraes, concludente da Universidade de Fortaleza, com a série de reportagens “Vozes: a identidade indígena dos Jenipapo-Kanindé”, orientado pela professora Vânia Tajra.
2. Manuela Catalina, autora do trabalho “Presença: a motivação na Educação Básica de Fortaleza”. Aluna da UFC, com orientação do prof. Rafael Rodrigues da Costa.
3. Lara Elise, aluna da Uni7, com o trabalho “Torcida LGBTQIA+: um estudo sobre a cobertura esportiva da Vozão Pride na final do Campeonato Cearense 2020”, com orientação da professora Eulália Camurça.

 

JS

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

 

Veja também