Comitê de Responsabilidade Social

Encerrada terceira edição do Farol Feminino

Por Paulo Veras
02/12/2024 15:10 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Terceira edição do Farol Feminino teve cinco encontros Terceira edição do Farol Feminino teve cinco encontros - Foto: Paulo Veras/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), encerrou, nesta segunda-feira (02/12), a terceira edição do projeto Farol Feminino. No total, foram realizados cinco encontros, tendo como tema "Virtudes". O evento foi realizado no Salão Sistêmico da Célula, no 2º andar do Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

A terceira edição do Farol Feminino foi planejada e conduzida pelas psicólogas Isabel Teixeira e Isabel Martins, ambas da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, e Sâmya Régia Antero, da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS).

A psicóloga Isabel Teixeira afirmou que o Farol Feminino trabalhou quatro virtudes: a cooperação, a confiança, a comunicação e o equilíbrio. “Nós, psicólogas que formamos a equipe de planejamento e execução do Farol, compreendemos que se conseguimos pacificar dentro de nós estas virtudes, conseguimos ter uma vida bem mais harmoniosa, tanto no âmbito laboral como na vida social”, pontuou. Isabel Teixeira salientou que a adesão foi muito grande e que o sentimento de satisfação de todas que participaram dos cinco encontros foi enorme.

Equipe integrada

Isabel Martins destacou a sintonia existente na equipe responsável pela condução do Farol Feminino. “Existe uma sinergia grande entre nós três. Planejamos nossas ações juntas, o que deixa tudo muito harmonioso”, afirmou. Para ela, o papel delas é facilitar, ser um agente de mudanças na vida das participantes e o grande objetivo é fazer com que essas mulheres levem o que foi vivenciado aqui para as suas vidas.

A psicóloga complementa que, como estamos em um momento de reflexões e mudanças, por conta do período de final de ano, existe oportunidade para por em prática o que foi conversado nos cinco encontros promovidos. “Que todas possam ser protagonistas de suas vidas, num desabrochar de belas histórias”, reforçou.

Farol Feminino foi realizado no Anexo III - Foto: Paulo Veras

Sâmya Régia ratifica que após trabalhadas as virtudes, as mulheres saem empoderadas. “Agora elas são farol, e que sejam farol para a própria vida e para a vida de outras pessoas. Que elas pratiquem este auto-olhar e que também possam servir de direção, orientação e ajuda para outras pessoas com as quais se relacionarem", afirmou.

Gratidão

A colaboradora da empresa Certa, Elis Regina, afirmou que participar do Farol Feminino foi maravilhoso, tanto para a mente como para o corpo. Para ela, estar nessas palestras, com psicólogas qualificadas, é muito importante para todas e fica o sentimento de gratidão. “Cada encontro foi diferente. São oportunidades pra gente falar da gente, desabafar. Temos uma vida muito corrida e precisamos destes momentos para pensar e cuidar da gente”, explicou.

No fim, as organizadoras deixaram mensagem de Feliz Natal e um ano novo repleto de realizações para todas e todos, além do convite para a próxima edição “Já estamos até conversando sobre a 4ª edição, que será em 2025, mas o tema ainda é surpresa. Fica aqui nosso convite”, disse Isabel Teixeira.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também