Encerrada auditoria interna da Controladoria da Alece junto à CTLegis
Por Paulo Veras29/09/2023 13:10
Compartilhe esta notícia:
A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta sexta-feira (29/09), reunião de encerramento da auditoria interna de manutenção da certificação ISO 9001:2015, do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), que é vinculada à Diretoria Legislativa do Poder.
A reunião ocorreu no Complexo de Comissões Técnicas da Alece, apresentando o trabalho realizado e as conclusões obtidas pela equipe de auditores da Controladoria do Poder Legislativo. As auditorias são necessárias para manter a certificação ISO 9001:2015.
A controladora da Alece, Sílvia Correia, afirmou que o processo e a conclusão da auditoria ocorreram de forma tranquila. “Foi uma auditoria sobre a qualidade da gestão, o que torna o trabalho ainda mais rico. Os setores auditados prestam serviços diretos aos parlamentares, que por sua vez atuam na Casa para defender os direitos da sociedade e dos cidadãos”, afirmou.
Servidores da Alece durante a reunião, no Complexo de Comissões Técnicas - Foto: Paulo Rocha
O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, salientou que esta auditoria é uma preparação para a auditoria externa. “Esse trabalho feito pela equipe da Controladoria é vital para que possamos avaliar e enxergar possibilidades de melhora em nossas entregas, que já são exitosas”, assegurou.
Planejamento
Sílvia Correia ressaltou que a etapa de planejamento colaborou para o êxito da auditoria. Segundo explicou, a cadeia que apoia o Sistema de Gestão da Qualidade é formada por vários orgãos: Diretoria Legislativa, Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) e o Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins). “Diferente do ano passado, solicitamos previamente documentos das áreas auditadas”, afirmou.
A orientadora da Célula de Inspeção e Auditoria Interna, Glafira Veras, disse que os questionários feitos atendem a todos os requisitos exigidos pela norma e que regem a certificação ISO 9001:2015. “O trabalho é presencial e minucioso, para que possamos constatar que todos os processos estão corretos e que a certificação pode ser mantida”, garantiu.
Os orgãos auditados foram Diretoria Legislativa, Codins (neste caso, a Célula de Gestão de Qualidade), CTLegis, Coti e Coordenadoria de Qualificação dos Servidores (CQS), todos envolvidos no SGQ.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032