Assalce

“Em Rodas de Biblioterapia” apresenta poética "Caminho de Santiago"

Por Júlio Sonsol
22/09/2023 08:41 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Peregrinos que percorreram o Caminho de Santigo trocaram experiências durante a poética. Peregrinos que percorreram o Caminho de Santigo trocaram experiências durante a poética. - Foto: Bia Medeiros

O curso "Em Rodas de Biblioterapia", que integra o programa Assalce Entre Artes, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), apresentou, nesta quinta-feira (21/09), na sede da entidade, a poética o "Caminho de Santiago de Compostela", por meio das vivências de peregrinos que realizaram o caminho a pé e, também, de bicicleta.

O tema teve a mediação da servidora e coordenadora do curso, Jacqueline Assunção, que também percorreu o caminho. O evento contou com a participação especial dos peregrinos Joana D'arc Ximenes Lima, Lícia Maria Eleutério Fernandes, Ana Cristina Arruda Lima, Raul Oliveira, Irapuan Lemos Costa e Teo Villamarin.  

Jacqueline Assunção salientou que a cada nova roda é apresentada uma literatura, que também são apresentadas através de podcasts.  Segundo ela, são mais de 70 servidores participantes presenciais, e durante a pandemia de Covid-19, foram registrados eventos com mais de 100 participantes.  "Acredito que todos estamos colaborando e entendendo que a Biblioterapia é a arte de cuidar do ser através de obras literárias. Isso nos faz muito bem“, acentuou.

A coordenadora explicou que realizou o Caminho em julho passado, iniciando em Paris, indo por Saint Jean Pied de Port. "De lá, comecei a caminhada pelos Pirineus, com uma subida que pensei que não ia dar conta". Ela revelou que percorrer este trajeto era um sonho antigo, tendo, para tanto, participado do curso de língua espanhola na Escola Superior do Parlamento, da Alece, e sonhava em fazer o caminho, após apresentar, durante as aulas a La ruta de Compostela (A rota de Compostela). 

O sonho começou a se concretizar, conforme esclareceu, quando a amiga Lícia Eleutério a desafiou, e a viagem aconteceu. "Eu só vejo Deus nisso tudo. Durante o caminho, no 12º dia, tive uma dilatação dos vasos sanguíneos e quase desistia. Mas um padre rezou na minha perna. Conheci também uma francesa enfermeira que me ensinou um remédio e um farmacêutico me ensinou outros medicamentos. Em dois dias estava curada", contou a coordenadora. 

Jacqueline Assunção destacou que ouviu muitos depoimentos de milagres caminho. "Este é um caminho interior. Tive uma conexão com Deus e chorei bastante durante esta caminhada". Ela acentuou que trouxe o tema para a biblioterapia porque a ideia é abordar temas relativos a todas as pessoas.  "É como se fosse uma degustação para as pessoas se sentirem atraídas a boas práticas. O Caminho é para além de qualquer crença".

Lícia Eleutério, que também falou sobre as suas experiências no Caminho de Santiago. "Ele é mágico. Todos os peregrinos entram neste caminho de um jeito e saímos de outro". A expositora lembrou que a primeira vez que fez a rota se sentia muito perdida na vida. "Um dia, lendo, descobri que o Caminho seria o meu reencontro. A paz de espírito que estava procurando e sabia que só ia encontrar em algo diferente e desconhecido totalmente para mim".          

Saiba mais

Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela. A peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa medieval, cuja importância só era superada pela Via Francigena (com destino a Roma) e Jerusalém, sendo concedida indulgência plena a quem a fizesse. 

Depois de vários séculos relativamente esquecida, desde os anos 1980 que a popularidade da peregrinação tem crescido substancialmente, embora grande parte das pessoas que fazem o Caminho, nome pelo qual é também conhecida a peregrinação, atualmente não o façam por motivos religiosos.

Biblioterapia

A Biblioterapia é uma experiência terapêutica que tem o objetivo de promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida, por meio da leitura de livros e textos com reflexão sobre os mesmos. As rodas de Biblioterapia realizadas para os servidores da Alece são organizadas pela coordenadora Jacqueline Assunção, com revisão do presidente da Assalce, Luis Edson Sales. O curso também tem produzido vídeos com dicas literárias que são postadas também no perfil do Instagram da Assalce.

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também