Em Rodas de Biblioterapia aborda livro de Jorge Amado
Por ALECE04/10/2019 14:22
Compartilhe esta notícia:
O curso Em Rodas de Biblioterapia, parte do programa Assalce "Entre Artes: A Arte de Viver", realizou, nesta quinta-feira (03/10), na sede da Associação, o seu 41º encontro. Nesta edição, a atividade teve a "poética" (exposição) sobre a obra "Bahia de todos os Santos" do escritor Jorge Amado, apresentada por Jacqueline Assunção, idealizadora e coordenadora do curso.
Conforme explica a idealizadora do projeto, Jacqueline Assunção, o mais importante dos encontros são as experiências que os participantes desenvolvem com a leitura dos livros. “É uma terapia a partir das obras abordadas. Por isso, falamos de poética e não de exposição do facilitador”, afirma.
A poética foi aberta com música do cantor e compositor baiano Gilberto Gil, quando os presentes foram convidados a ensaiar alguns passos de dança ao som da canção "Toda menina baiana". Jacqueline revelou que visitou recentemente a Bahia, quando esteve em recantos do estado descritos pelo autor em seu livro.
"Me senti impactada, principalmente quando fui ao Pelourinho e havia uma apresentação de um grupo musical. Tive a oportunidade de pegar uma baqueta e acompanhar o ritmo. Fui um momento muito rico, que ficou gravado em minha alma, que também se vinculou ao que Jorge Amado escreveu em seu livro sobre o Pelourinho", assinalou Jacqueline.
Ela também lembrou que Jorge Amado tem uma ligação íntima com o logradouro, já que ele nasceu em uma das ladeiras do Pelourinho. Expondo um acervo de fotos que fez durante a viagem, Jacqueline também mostrou aos presentes ruas, praças e museus de Salvador, capital baiana. Ela também citou que autor baiano residiu fora do país e leu uma carta de Dorival Caymmi a Jorge Amado, onde o compositor pede uma túnica africana, quando Amado retornasse à Bahia.
"Jorge Amado é um dos ícones da literatura brasileira e mundial, haja vista que ele passou temporadas na Europa e nos Estados Unidos como professor universitário. Ele descreveu a Bahia como ninguém. 'Bahia de Todos os Santos' foi escrito quando ele voltou do exílio. Como ele não podia se pronunciar, ele chamou esse livro de 'redação imparcial'", afirmou.
Sobre o livro
Em 1944, o autor começou a escrever o "Guia da Bahia", que foi revisado em 1960. A última revisão foi realizada em 1986. "Por isso fazemos homenagem a esse ícone", afirmou Jacqueline, ressaltando que o Guia fala das belezas e também das mazelas do povo e do Estado baiano.
Ao final da apresentação, Jacqueline apresentou o "remédio": "Viajar é mudar a roupa da alma", observação compartilhada com os participantes, que também relataram suas experiências durante suas viagens. "Essa inspiração surgiu dentro da Fundação Casa Jorge Amado, no Pelourinho. Eu descobri que esse livro tem várias versões. Mas é uma visão sui generis, sem igual", definiu.
Após a poética de Jacqueline, foi servido pela "Cozinha Vintage" vatapá com pimenta e arroz. Lilian Rêgo, que coordena a cozinha, explicou que o alimento servido procura fazer um diálogo com o tema abordado pela Biblioterapia. Lilian também fez a mediação da poética. O curso “Em Rodas de Biblioterapia” é coordenado por Lilian Rêgo e Jacqueline Assunção, com a supervisão do presidente da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Luis Edson Corrêa.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)