DSAS promove mesa redonda sobre Prevenção ao Suicídio
Por ALECE25/09/2019 17:00
Compartilhe esta notícia:
Em continuidade à programação do Setembro Amarelo na Assembleia Legislativa do Ceará, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) realizou nesta quarta-feira (25/09), no Auditório Murilo Aguiar, a mesa redonda ''Prevenção ao Suicídio''. A psicóloga do DSAS, Sandra Mara Nunes Dourado, abordou o tema ''Depressão, mal estar da atualidade''? ''Estamos em uma sociedade de pressão, do dia-a-dia, do trabalho e por isso a depressão é algo constante. Ações como essa, que produzam a possibilidade de discutir esse tema considerado tabu, são muito importantes. A dor de quem comete o suicídio acaba, mas dos familiares prossegue, e precisamos também tratar a posvenção'', avaliou.
A mesa redonda também contou com a participação de Elizabete Araújo, assessora especial do gabinete da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc); Jucinaura Diógenes, fundadora e diretora do Instituto Bia Dote; Marluce Oliveira psiquiatra e diretora do Instituto Vandick Ponte; e a psicóloga Elisabete Santos de Souza, parceira do projeto Vidas Preservadas, que atua no Instituto Dr. Vandick Ponte, instituição que assiste pacientes com transtornos mentais graves.
Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, deputado Evandro Leitão, o tema necessita de uma discussão permanente. Conforme adiantou, a intenção é que a frente formada por nove deputados dê fruto a um projeto permanente no Poder Legislativo. "Encaminharmos um projeto à presidência para que essa frente parlamentar dê origem a um programa contínuo para que possamos prosseguir com esse trabalho de conscientização. Ao longo do mês, realizamos uma programação intensa com palestras, panfletagem e mesas redondas. Isso não seria possível sem o apoio dos demais setores da Casa'', destacou.
O deputado também parabenizou o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) pela publicação do boletim que apresenta os índices sobre suicídios no Estado no período de 2010 a 2018. A publicação foi distribuída durante o evento. ''É um retrato do que acontece em todo o Estado do Ceará e vai servir como fonte de pesquisa. Temos a intenção de conveniar os trabalhos com os municípios e Câmaras Municipais para que eles também possam fazer esse trabalho de sensibilização'', acrescentou.
A deputada Érika Amorim (PSD) agradeceu o engajamento dos setores da Assembleia nas atividades do Setembro Amarelo. Segundo a parlamentar, a Frente, além de ações de conscientização a prevenção ao suicídio e depressão, pode buscar soluções concretas. "Temos que levar essa luta adiante, apresentando proposições e políticas públicas que minimizem esse tema que afeta a tantos cearenses. O grande desafio é fazer a prevenção e também a posvenção", avaliou.
Saiba mais
A chefe do serviço de Psicologia do DSAS, Conceição Guerra, afirmou que o setor lida diariamente com casos de depressão. "São casos comuns no consultório e fazemos um trabalho de assistência. Ofertamos diversos tipos de atendimento: psicanálise, terapia cognitivo comportamental, gestalt-terapia, constelação familiar e o plantão psicológico", destacou.
O DSAS se engajou nas atividades do Setembro Amarelo realizadas na Assembleia. Myrna Meneses, coordenadora de ações em saúde do Departamento, reforçou a importância de se procurar tratamento especializado em casos de sintomas da depressão. Renata Leandro, também do DSAS, afirmou que além da mobilização realizada neste mês, o Departamento de abraça diversas causas, como a doação de sangue, incentivada por meio da Caravana da Solidariedade, e o Movimento Doe de Coração, que incentiva a doação de órgãos.
O diretor do DSAS, Luís Edson Corrêa, alertou que o tema já é considerado um caso de saúde pública e necessita de ações de enfrentamento para minimizar os altos índices no Estado. Conforme afirmou, o Departamento dispõe de um serviço voltado para essa problemática. "O serviço de Psicologia, chefiado pela doutora Conceição Guerra, oferta o plantão psicológico para aqueles que necessitam de ajuda. Basta ligar no setor entre 8 horas e 17 horas para ser atendido", afirmou Luís Edson Corrêa, destacando que as ações do Setembro Amarelo, lideradas pelo presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), e pelo 1º secretário da Casa, Evandro Leitão (PDT), foram positivas.
Setembro Amarelo terá nova atividade no dia 30
A campanha Setembro Amarelo realiza outra atividade na próxima segunda-feira (30/09), por meio da palestra ''Crise suicida e estratégias de prevenção'', uma iniciativa da 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Segundo o coronel William Rodrigues, a Assembleia, como Casa do Povo, tem que discutir os temas que afligem a população.
''A campanha Setembro Amarelo promoveu várias atividades mostrando o compromisso da Assembleia Legislativa com a sociedade. No próximo dia 30, vamos promover uma palestra com especialistas que possuem vasta experiência na atuação a prevenção ao suicídio. Uma oportunidade para conhecer novidades de abordagem'', avaliou.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS